quinta-feira, 18 de abril de 2013

Professores do IFRN lançam CD de Forró em Santa Cruz

Professores do IFRN lançam CD de Forró em Santa Cruz

Professores do Campus Santa Cruz resgatam a música nordestina nas suas apresentações

O Projeto Sanfona Itinerante (PSI), do Câmpus Santa Cruz, lançou nesta quarta-feira (17) no Teatro Candinha Bezerra, o CD “Amor de fulô”. A obra, com 14 composições inéditas, é fruto de uma pesquisa desenvolvida por professores acerca dos ritmos nordestinos. Durante uma hora e meia de show, o grupo apresentou as músicas que compõem o seu mais novo trabalho, além de cantar clássicos do forró pé-de-serra. Criado em 2012, o projeto tem objetivo de difundir e valorizar a cultura do Nordeste através dos ritmos regionais.

Formado pelos professores Dayvyd Lavaniery (Língua Portuguesa), Igor Marcel (Mecânica), Maxymme Melo (Eletro e Eletrônica) e Paulo Vitor (Mecânica), o projeto desenvolvido junto ao Câmpus Santa Cruz já foi premiado pela iniciativa. Em 2012, durante a realização do II Fórum Mundial de Educação Tecnológica, o grupo foi eleito o melhor projeto de extensão pelo voto popular. Apesar de ser animado pela música que cantam, o grupo também é voltado para a pesquisa de ritmos e composições autorais.

Segundo Dayvyd Lavaniery, professor de Língua Portuguesa e vocalista, a banda tornou-se um projeto de extensão, com apoio do IFRN. Ele informou que o nome surgiu a partir das apresentações que o grupo realizava no projeto Gabinete Intinerante, do próprio Instituto. Com apoio da Instituição, os professores começaram a se apresentar em outras unidades de ensino e adquirir equipamentos para as apresentações. "As pessoas gostam das nossas músicas, principalmente pelo resgate da cultura e pela valorização das canções regionais", declarou Dayvyd.

Para ouvir o trabalho do Projeto Sanfona Itinerante, basta acessar o endereço http://palcomp3.com/forropsi/.

Seguidores