segunda-feira, 11 de junho de 2012

A Caravana da Saúde está no bairro de Felipe Camarão


image O projeto Caravana da Saúde Escolar chegou, hoje (11), ao bairro de Felipe Camarão, para atendimentos com alunos e profissionais da Escola Municipal Djalma Maranhão, onde fica até a próxima quinta-feira (14).  Nos três primeiros dias de visita dos especialistas à escola, serão realizados os exames e consultas de saúde vocal e auditiva. O último dia será reservado para os cuidados com a saúde visual dos estudantes.

“Na quinta-feira, o oftalmologista fará os exames de Auto Refração Computadorizada, procedimento utilizado para o diagnóstico de problemas como miopia, hipermetropia e astigmatismo, com os alunos que já passaram pela triagem através do teste de acuidade visual, nos três primeiros dias, e que apresentaram alterações. No caso do diagnóstico de problemas, também serão realizados encaminhamentos para unidades de referência da rede de saúde”, explica a pedagoga do projeto Tereza Tomaz.

O projeto

A cada semana, uma escola diferente recebe a visita de uma equipe médica, munida de todos os equipamentos necessários para realizar os atendimentos dentro da instituição. Aos professores são oferecidas consultas com otorrinolaringologistas e fonoaudiólogas e exames de laringoscopia e espectrografia vocal. Aos alunos, consulta com oftalmologista, fonoaudiólogas e otorrino, exames de audiometria, otoscopia, tonometria, auto refração computadorizada e testes de acuidade visual.

Além de exames e consultas com especialistas, a Caravana da Saúde Escolar conta ainda com o trabalho de contrapartida do Instituto Pedro Cavalcanti (IPC), que disponibiliza, quando necessário, também exames complementares e cirurgias a todos os profissionais e alunos atendidos.

Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS), em parceria com o Instituto Pedro Cavalcanti (IPC), seu principal objetivo é contribuir na diminuição da repetência e evasão escolar, através do diagnóstico precoce, tratamento e cura de distúrbios auditivos, vocais e visuais e melhora da qualidade de vida dos envolvidos no processo educacional.

Seguidores