quarta-feira, 9 de maio de 2012

Fumac de Carnaúba dos Dantas se reúne para discutir o problema da seca.

08052012641 CONSELHO MUNICIPAL DO FUMAC – FUNDO MUNICIPAL DE APOIO COMUNITÁRIO CARNAÚBA DOS DANTAS/RN

TEMA: PLANEJAMENTO PARA INFRENTAMENTO DA SECA QUE ASSOLA O MUNICIPIO DE CARNAÚBA DOS DANTAS/RN

RELATOS DOS REPRESENTANTES DAS COMUNIDADES RURAIS

Vendo e vivendo o período de seca no município de Carnaúba dos Dantas o Conselho municipal do Fumac do município de Carnaúba dos Dantas em reunião deste conselho realizada em 08 de maio de 2012 na Sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Carnaúba dos Dantas por representantes das comunidades rurais dos Sítios Recanto e Adjacentes, Sr.ª Vera Lúcia de Araújo Dantas; Ermo, Sr. José Adenilson de Medeiros; Lajedo, Sr.Eurico Dantas Correia; Carnaúba de Baixo, Sr. Antonio Isaías Neto e Fabiano Pacômio; Rajada, Sr.ª Maria Edvirgem Medeiros Dantas; Maribondo, Sr. Alex Estevam de Azevedo; Associação Desidéria Dantas Pedrosa, Sr.ª Francisca Martinha; Associação dos Moradores, Sr.ª Ana Maria; Prefeitura Municipal, Sr. José Fábio Dantas de Medeiros; Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Sr. Valter José Dantas; Delegado da ASA (microrregião do Seridó), Sr. Martim Bernardo da Silva; Emater Local, Sr.ª Ana Maria Cordeiro; Igreja Católica, Sr.ª Maria da Conceição Dantas de Azevedo.

O Fundo Municipal de Apoio Comunitário no Município de Carnaúba dos Dantas/RN é constituído por 9 membros titulares, sendo 01 (um) representante do Poder Executivo Municipal; 01 (um) representante do Poder Legislativo Municipal; 06 (seis) representantes das organizações dos beneficiários potenciais do Projeto no município e 01 (um) representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Os trabalhos desenvolvidos pelos membros do FUMAC sempre estiveram centrados nas políticas de priorização dos enfrentamentos de combate à pobreza rural.

Na comunidade Recanto os relatos é de situação de calamidade, pois a falta do precioso liquido já não afeta só os animais, mas também os seus moradores, enquanto se luta pela qualidade de água em outras partes do planeta na comunidade recanto o problema é ÁGUA.

Na Comunidade Ermo mostrou-se a preocupação do grande consumo de água do leito do rio usada nos plantios como também a saída do precioso liquido para as cidades vizinhas. A situação do sítio vizinho Currais de Baixo é precária e está faltando água para os animais e seus habitantes.

Na Comunidade Lajedo que tem uma mini-adutora a sua manutenção está comprometida e já não atende a todos os moradores, onde também necessitam de poços, Barragens e pequenos açudes.

Na Comunidade Maribondo o seu lençol freático sente a necessidade de poços tubulares, poços amazonas, barragens e açudes na comunidade, pois existia uma barragem que foi estourada no último inverno e não foi recuperada. Ainda não foi atingida pela falta de água e sim falta de alimentos para os animais.

Na comunidade Carnaúba de Baixo não tem sistema adutor necessita do abastecimento de água nas Cisterna dos moradores da comunidade. Ha também uma grande preocupação com o alimento para os animais já que naquela comunidade existe pequenos agricultores.

Na Comunidade Rajada não é diferente das outras comunidades tem-se um sistema adutor que foi construído para cinqüenta famílias e já está atendendo a 105 famílias demonstrando um possível colapso bem próximo, necessitando a implantação de outro reservatório para suprir suas necessidades.

Na Comunidade Garrotes existem moradores que já necessitam de água com urgência, onde várias famílias estão sem água nas suas, levando os mesmos a procurarem o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Carnaúba dos Dantas, trazendo a sua indignação com a falta de humanidade, já que a comunidade tem um sistema de abastecimento precário onde o mesmo não tem condições de levar água até suas residências, ficando sem saber onde recorrerem.

Na comunidade Xique Xique e Pinturas a realidade é a mesma, falta água nas residências como também para os animais, afetando a qualidade de vida das pessoas que também necessitam de perfurações de poços, construção de barragens e pequenos açudes.

08052012642

08052012643

08052012644

Seguidores