Na manhã de ontem (7) representantes do Projeto Semiárido Potiguar estiveram na Prefeitura Municipal de Parelhas para um encontro com o Prefeito Francisco Medeiros. O objetivo foi buscar apoio para a retomada das atividades na micro-bacia do Rio Cobra, que estavam paralisadas.
O projeto visa ajudar agricultores familiares com um plano que vai construir barragens subterrâneas, renques assoreadores e barramentos assoreadores com obras hidro-ambientais, com auxilio na produção de alimentos pelos agricultores da região e na recuperação da mata ciliar nos arreadores do Rio Cobra.
Das 42 barragens subterrâneas previstas no projeto, 39 já foram concluídas. Elas têm o objetivo de reter a água que fica armazenada no solo aluvial de riachos ou rios, aumentando a possibilidade de sucesso do plantio, incentivando a recuperação ambiental e econômica na região.
Marcelo Leal, um dos representantes do PSP e profissional que atua diretamente no programa através da SEMARH - Secretaria de Estado de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos - adiantou: “Nós já estamos visitando as comunidades para fazer um levantamento preciso do que já foi feito e do que ainda será concluído. Esse é um projeto piloto, que vai criar unidades demonstrativas. É um modelo, que se der certo, pretendemos mostrar para todo o país”.
Em Sessão especial da Câmara em homenagem ao dia Internacional da Mulher o Prefeito comunicou o aumento do benefício, que agora passa de quatro para seis meses
Na tarde de ontem (7) a Câmara Municipal de Vereadores de Parelhas realizou uma Sessão especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Várias líderes comunitárias e trabalhadoras que se destacam na sociedade parelhense compareceram e puderam colaborar com o evento.
Francisco Medeiros, Prefeito Municipal reconhece a importância das mulheres na sociedade: “Não podemos mais encarar de outra forma. Temos uma mulher na Presidência da República. Elas são fortes e dedicadas. Essa homenagem é mais que merecida. Quero parabenizar todas que fazem a diferença no nosso município”.
A frente da Sessão estava a Vereadora Dra. Guia, única mulher a fazer parte da bancada. Os colegas da Vereadora que estiveram presentes, nesse dia onde a câmara ficou lotada de mulheres, também leram mensagens de incentivo as batalhas travadas dia após dia pelas mulheres.
Várias figuras importantes foram lembradas no evento. Margarida Ângelo esteve presente na sessão e prestou uma homenagem a Maria Benigna do Nascimento: “Uma mulher que já trouxe mais de 10mil pessoas a vida e que merece ser lembrada nesse dia pela contribuição que dá a sociedade. Além disso, hoje (7) está completando setenta anos de vida. Parabéns Maria!”.
O Prefeito de Parelhas aproveitou para anunciar que havia enviado para a Câmara o projeto que altera a Licença Maternidade de quatro para seis meses: “Essa atitude contribuirá muito para as futuras mães, servidoras municipais, que vão poder acompanhar o desenvolvimento do seu filho nos primeiros meses de vida por mais tempo”.
O Projeto de Lei Complementar número 001/2012 também contempla, no Artigo 114, que a servidora que adotar ou obter guarda judicial de criança até dois anos de idade terá direito há três meses de licença remunerada. Assessoria