Na tarde desta sexta-feira (02), o presidente do Sistema Faern/Senar, José Álvares Vieira, participou da abertura oficial do Programa Amigos da Arca, no Palácio da Cultura, em Natal.
A Secretaria de Estado de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária (Seara) e os seus parceiros lançaram a campanha 2012 e falaram das metas de arrecadar o maior número de livros possíveis, durante os dias 02 de março e 02 de abril de 2012, nas cidades de Natal e Parnamirim, para serem distribuídos nas comunidades onde já existe uma Biblioteca Rural.
Na abertura, a secretária de Educação do Estado, Betânia Ramalho, substituiu a governadora Rosalba Ciarlini e falou da importância da leitura na formação de jovens e adultos. “A defasagem no nível de leitura do brasileiro com outras populações é gritante. Mais ainda no setor rural, historicamente afastado dos grandes centros e do acesso a uma educação de boa qualidade. É por isso que o governo apóia esse projeto e fará de tudo para incentivar o seu aprimoramento nos próximos anos”, resumiu a secretária.
Parceria
A campanha conta com o apoio do Banco do Nordeste (BNB), Petrobrás, Supermercado Carrefour, Emparn, Sebrae, Idema, Banco do Brasil, Fundação José Augusto/Secretaria de Cultura, Incra, Sistema Faern/Senar, Sejuc e SEEC, onde funcionarão os postos de coleta.
José Álvares Vieira é o novo suplente do Conselho Deliberativo do Senar Nacional
O produtor rural e empresário José Álvares Vieira, presidente do Sistema Faern/Senar, é o mais novo suplente do Conselho Deliberativo do Senar nacional. A informação foi confirmada, via oficio, pela Instituição, sediada em Brasília, na última sexta-feira (02).
De acordo com José Vieira, esse novo cargo é consequência da eleição, promovida em outubro de 2011, e que consagrou a senadora Kátia Abreu como presidente da CNA/Senar nacional. “Espero poder ajudar o Senar nas mais diversas oportunidades. Sempre focado nos cursos profissionalizantes da entidade e na valorização de nossos produtores rurais”, resumiu Vieira.
Na suplência do Conselho Deliberativo do Senar nos próximos três anos (2012 a 2014), José Vieira confirma que também buscará novos cursos para o Rio Grande do Norte. “Tenho certeza que nesse período, iremos trazer novos cursos e projetos do Senar para o nosso estado. Com isso, a marca positiva do Senar será sempre lembrada pelos produtores potiguares e os seus colaboradores”, ressaltou José Vieira.
Senar
Sob a presidência da senadora Kátia Abreu, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) desenvolveu ações que capacitaram mais de três milhões de produtores rurais por meio de cursos de formação profissional rural oferecidos em todo o País.
Também foram desenvolvidas atividades de promoção social, que reuniram aproximadamente um milhão de participantes, além de programas especiais, executados pelas unidades regionais, beneficiando 16, 578 milhões de pessoas.
por Leonardo Sodré-ECOAR