O governo do Estado já iniciou a distribuição de sementes. Este ano serão 390 toneladas de feijão (155); milho (150); sorgo (65) e algodão (20). Mas, os agricultores vão dispor de muito mais. Eles contarão com 600 toneladas. “Como o período chuvoso do ano passado foi bom, os produtores terão mais 210 toneladas que estão nos bancos de sementes”, explicou a governadora Rosalba Ciarlini, durante o lançamento do programa, no município de Governador Dix-sept Rosado, no fim de semana.
Com o estoque formado e as novas sementes adquiridas pelo governo para a safra deste ano, o programa vai ser ampliado. Agora serão beneficiados 40 mil produtores rurais. “A Emater vai cadastrar mais 10 mil trabalhadores”, anunciou o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Betinho Rosado.
Durante a solenidade de lançamento que reuniu agricultores e prefeitos de vários municípios do oeste, Rosalba conceituou a política agrícola como um marco divisor de seu governo, dizendo que o desenvolvimento do Estado vai ser impulsionado pelo campo. “Estamos construindo um RN maior, mais justo, pelos caminhos do campo”.
O programa do governo tem mais de mil bancos de sementes, em 149 municípios do Rio Grande do Norte. O governo conta com a parceria de prefeituras e Petrobras no corte de terra para os agricultores familiares.
Além de programas como o de distribuição de sementes, a governadora assegurou que a universalização da água continuará recebendo atenção especial. “Eu tenho compromisso com a universalização da água. Quero acabar com o carro-pipa na zona rural”, declarou, autorizando de imediato, a liberação de R$ 300 mil para a retomada das obras de uma adutora que abastecerá quatro comunidades no município de Governador Dix-sept. Também reafirmou que o governo fará todo esforço para a conclusão da adutora do alto oeste que resolverá o grave problema de abastecimento em diversos municípios da região. Assessoria