O Povoado Ermo tem como patrono São Francisco de Assis, que encontra-se entronizado na capela dedicada a esse orago, no alto de uma colina, dentro do território do povoado. A história desse templo religioso remonta ao ano de 1936, quando o senhor Francisco Adelino Dantas, mais conhecido como Chico Barulhão, teve a idéia de erigir a capela, convidando, para tanto, amigos que moravam na comunidade para, juntos, realizarem a obra.
Muitas pessoas participaram do movimento de construção da capela. Chico Barulhão, além de ter doado o patrimônio territorial para a ereção do templo, também contribuiu com parte do dinheiro para a obra. Pedro Alexandrino de Azevêdo e Olegário Florêncio Dantas trabalharam como carpinteiro (e este último, também, como pedreiro). Francisco Rafael de Medeiros (Chico Gama) participou ativamente como mestre de obras. A capela foi inaugurada em 1937, como atesta o ano aposto no seu frontispício. (Texto: Helder Macedo, com base em texto de Maria de Lourdes Adelino, de 1997, por ocasião dos 60 anos da bênção da Capela de São Francisco)
Nota: Fica aqui o meu agradecimento ao professor e historiador Helder Macedo pelas informações gentilmente cedidas para o Blog.