Índios de uma tribo na Amazônia encontraram o avião da Força Aérea Brasileira que desapareceu na quinta-feira com 11 pessoas a bordo e há relatos de sobreviventes, informou a FAB nesta sexta-feira.
Segundo comunicado da Força Aérea, a aeronave encontra-se entre duas aldeias indígenas na Floresta Amazônica, perto ao rio Ituí, afluente do rio Javari.
Índios da tribo matis informaram à Fundação Nacional do Índio (Funai) sobre a localização do avião.
"O Comando da Aeronáutica iniciou, imediatamente, uma operação para o resgate, envolvendo as aeronaves que já estavam encarregadas nas buscas", afirmou o comunicado.
As operações de busca com oito aeronaves se concentravam numa área determinada de acordo com o sinal de emergência emitido pelo avião 58 minutos após decolar de Cruzeiro do Sul (AC) para Tabatinga (AM), na manhã de quinta-feira.
O avião da FAB levava quatro tripulantes e sete passageiros, alguns deles colaboradores da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) designados para uma missão de vacinação do Ministério da Saúde em cerca de 3,7 mil indígenas de aldeias no Vale do Javari, no Amazonas.
O C-98 Caravan, de fabricação Cessna, é usado para o transporte de pequenas cargas e passageiros em curtas distâncias e tem capacidade para até 14 pessoas.
Na FAB, o C-98 Caravan é utilizado desde 1987 em tarefas de apoio e de transporte aeromédico e no Correio Aéreo Nacional.
(Por Pedro Fonseca)