Este ano, seis municípios do Rio Grande do Norte estão se beneficiando com as ações do Programa Trilhas Potiguares da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN): Riachuelo, Martins, Sítio Novo, Ielmo Marinho, Vera Cruz e Senador Eleói de Souza.
Sob a orientação de 10 coordenadores, 80 estudantes de 22 cursos da instituição convivem durante uma semana de julho com populações urbanas rurais e urbanas desses municípios, onde desenvolvem trabalho na área de saúde, educação, bem estar, economia, lazer, comunicação, direito, cidadania e artes.
Em 2015, os cursos envolvidos com o Trilhas Potiguares são: Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Educação Física, Teatro, Música, Dança, Pedagogia, Serviço Social, Administração, Ciências Sociais, Odontologia, Artes Visuais, Direito, Jornalismo, Turismo, Agronomia, Psicologia, Engenharia Civil e Espanhol.
Característica
Um dos principais programas de extensão da UFRN, há duas décadas o Trilhas Potiguares investe na formação cidadã do aluno, estimulando-o a trabalhar em equipe e a colaborar para o desenvolvimento sustentável das comunidades menos favorecidas. A experiência se baseia na troca de conhecimento entre aluno/professor e comunidades rurais e urbanas.
Ao falar sobre a adesão dos municípios, o coordenador geral e pró-reitor adjunto de extensão, Prof. Breno Guilherme de A. T. Cabral, explica que esse programa extensionista prioriza ações voltadas para a organização comunitária e para a busca de soluções locais por meio da construção coletiva. “Assim, ajudamos a transformar os municípios”, conclui o coordenador.
Calendário do Trilhas Potiguares 2015:
Martins e Riachuelo: de 28 de junho a 4 de julho;
Sítio Novo: de 5 a 11 de julho;
Vera cruz, Ielmo Marinho e Senador Eloi de Souza: de 12 a 18 de julho.
O Trilhas Potiguares tem a coordenação adjunta da professora Eriama Hackradt e as informações podem ser solicitadas por meio do endereço eletrônico: brenotcabral@gmail.com