Ontem, 28, foi realizado o primeiro debate entre os candidatos à Reitoria, promovido pela Associação dos Docentes da UERN (ADUERN). Ao lado dos outros dois reitoráveis, a professora Ana Dantas manteve o seu perfil equilibrado e focado em propostas, mostrando conhecimento a respeito dos problemas da Universidade. “Tivemos a grande oportunidade de debater com nossos oponentes, e diante do público, várias propostas de nossa Carta Programa. Dentre elas, a busca pela Autonomia Financeira da UERN, que será uma luta que travaremos ao lado de toda a comunidade acadêmica. E também nós comprometemos com a retomada da Estatuinte”, destaca a candidata.
O desempenho de Ana Dantas no debate foi decisivo para que alguns eleitores fizessem suas escolhas, como foi o caso de Nei Júnior, aluno de Ciências Econômicas no Campus de Pau dos Ferros: “Enquanto muitos já faziam campanhas, antes mesmo de se oficializar o processo, eu preferi escutar entrevistas, ler as Cartas Programas, buscar os históricos e questioná-los. No debate da ADUERN tive o prazer de escutar a todos. De maneira passiva, calma e sem agressões, Ana Dantas se mostrou muito superior, a meu ver. Simpática e segura, ela ganhou meu apoio”, declarou o estudante.
Para o professor Neto Vale, do Departamento de Gestão Ambiental, o debate foi equilibrado, mas com uma ligeira vantagem para a professora Ana Dantas: “Ela foi segura na defesa dos princípios e propostas de sua Carta Programa. Citou o nome dos demais candidatos de forma respeitosa. Foi citada pelos demais candidatos em concordância com suas propostas, inclusive em duas situações teve sua fala aplaudida por simpatizantes das demais candidaturas. Como desdobramentos de sua boa performance, algumas lideranças estudantis e docentes, que até então não tinha se posicionados, manifestaram apoio ao projeto comandado por ela e a professora Gláucia Russo”, analisou o docente.
O próximo debate, organizado pelo Movimento Estudantil, acontece no dia 11/03, a partir das 8h30, no auditório da FAFIC.