sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Sistema Nacional de Cultura será tema de debate na Paraíba

Roberto Peixe, secretário de Articulação Institucional do MinC, participa do encontro, que será realizado na próxima terça-feira (27)

O secretário de Articulação Institucional do Ministério da Cultura, Roberto Peixe, estará em João Pessoa (PB), na próxima terça-feira, 27 de setembro, para apresentar o Sistema Nacional de Cultura (SNC), seus objetivos e desdobramentos. O encontro será a partir das 14h, no auditório do Cine Bangüê da Funesc – Espaço Cultural José Lins do Rego, com a participação do chefe da Representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura, Fábio Lima, do secretário de Cultura da Paraíba, Chico César, que irá discorrer sobre a implantação do Sistema Estadual de Cultura e a importância da adesão dos municípios, e do representante da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Carlos Anisio, cuja fala será a respeito da implementação do Sistema Municipal.

O encontro, voltado para gestores do estado e municípios da Paraíba e representantes de movimentos culturais da sociedade civil, é uma realização da Secretaria de Cultura da Paraíba, com apoio do Ministério da Cultura, através da Secretaria de Articulação Institucional (SAI) e da Representação Regional Nordeste (RRNE).

O Sistema Nacional de Cultura é um instrumento que busca unir as políticas culturais do Brasil e é, para o governo, o ponto de partida para as futuras ações a serem desenvolvidas no campo cultural. O principal objetivo do Sistema é integrar as três instâncias governamentais (Federal, Estadual e Municipal) e a sociedade brasileira em um interesse em comum: o investimento na cultura nacional. O SNC também assegura a continuidade das políticas publicas na área cultural, que geralmente são interrompidas com a troca do governo.

Atualmente nove estados e 590 municípios brasileiros estão integrados ao Sistema Nacional de Cultura. Destes, na região Nordeste, apenas o estado de Sergipe já teve a sua adesão confirmada. Quanto aos municípios, 277 dos 590 são da Região Nordeste, sendo 18 da Paraíba. A adesão ao Sistema é feita de forma voluntária por cada município (a documentação necessária pode ser acessada aqui). Saiba mais: http://blogs.cultura.gov.br/snc.

Seguidores