quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Sertão Seguro passa a contar com ações da Polícia Civil do RN

image O Governo do Estado do Rio Grande do Norte coloca em prática mais uma etapa do Programa Sertão Seguro, que melhora a segurança no interior. Na tarde desta terça-feira (27), o secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, Aldair da Rocha, anunciou a participação de agentes, escrivães e delegados de Polícia Civil no trabalho semelhante ao que vem sendo realizado, com sucesso, pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope). Os PMs fazem o policiamento ostensivo, enquanto os policiais civis desempenham a função de polícia judiciária, investigando os crimes e cumprindo também mandados expedidos pela Justiça.

Aldair da Rocha falou do Sertão Seguro com a Polícia Judiciária durante entrevista coletiva que concedeu acompanhado do delegado geral de Polícia Civil, Fábio Rogério Silva, onde detalhou a “Operação Laços de Sangue”, deflagrada pelas Polícias Civis do Rio Grande do Norte e Paraíba, com apoio da Polícia Militar do Estado, que resultou na prisão de quinze pessoas, sendo onze na Paraíba, e apreensão de armas de fogo.

Para o secretário Aldair da Rocha, a integração das policiais estaduais é de fundamental importância para combater a criminalidade e a participação de policiais civis no Programa Sertão Seguro servirá para reforçar as investigações nas cidades interioranas que apresentam os maiores índices de criminalidade. “Muitas vezes, policiais de uma determinada cidade, por ali morarem, por terem sua família naquela localidade, terminam, por exemplo, não prendendo um criminoso que eles sabem ser traficante de drogas e mora perto das suas casas, para não colocarem em risco os seus próprios familiares. Quando chegam as equipes de outras regiões e, predominantemente, da capital, não há dificuldade para se fazer as investigações e as prisões. Do mesmo jeito que o Bope está levando tranqüilidade, nesse primeiro momento, à cidade de Mossoró, agora também contamos com a eficiência dos nossos policiais civis, comandados pelo delegado Fábio Rogério”, esclarece.

INTEGRAÇÃO

Policiais do Rio Grande do Norte e Paraíba deflagraram desde as primeiras horas desta terça-feira (27) uma megaoperação para cumprir mandados de prisão. Quatro pessoas foram presas foram presas no Estado, onde também foram apreendidas doze armas e cerca de R$ 8.700. A “Operação Laços de Sangue” tem por objetivo a repressão de três organizações criminosas voltadas à execução de pessoas nas cidades de Patos, Catolé do Rocha, João Pessoa, na Paraíba, e em alguns pontos do RN.

Investigações policiais apontam os Clãs dos Oliveira, Veras e Suassuna como responsáveis por confrontos que resultam em assassinatos, que chegariam ao número de 64. No Rio Grande do Norte, foram presos três irmãos no município de Antônio Martins/RN, em residências diferentes: Francisco Neto de Oliveira, 44 anos, José de Paiva de Oliveira, 30, e Francisco Marcondes de Oliveira, 34 anos. Com o primeiro a polícia apreendeu duas pistolas calibre 380 e três revólveres calibre 38, com segundo foi apreendido um revólver calibre 38, já com o terceiro foram apreendidas uma pistola calibre 380 e mais a quantia de 8.700 reais. O quarto preso, identificado como Walison Souza de Oliveira, 21 anos, estava com uma espingarda calibre 12, dois revólveres calibre 22, um revólver calibre 38 e mais uma espingarda calibre 20, em Caraúbas.

Do Rio Grande do Norte, entre policiais civis e militares, foram 45 homens que participaram da Operação, que contou com um efetivo de 130 policiais da Paraíba, de onde foram expedidos os mandados de prisão.

assessoria

Seguidores