sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Câmara Municipal do Natal homenageia Exército Brasileiro

Natal, 30 de setembro de 2011- Câmara Municipal do Natal realiza próxima terça-feira, 04, uma sessão solene para homenagear oficiais do Exército que desempenham suas funções nos Batalhão de Infantaria e de Engenharia em Natal. A proposição é do vereador Ney Lopes Jr. (DEM) e acontecerá às 18h, no plenário Érico Hackradt. Na oportunidade serão entregues os títulos de Cidadão Natalense ao Coronel de Infantaria Harley Alves; ao Coronel de Infantaria Nilton Rodrigues; ao Tenente Coronel de Engenharia José Ramalho Vaz de Britto Neto.

Sobre o Coronel Harley Alves-

O Coronel Harley, 52, é casado e possui duas filhas. Estar na carreira Militar desde 1977.Sua atuação no Rio Grande do Norte inicia ao ser nomeado para o cargo de Comandante do 16° Batalhão de Infantaria Motorizado, "Batalhão Itapiru". O coronel Harley Alves, na época estava servindo no departamento de Ação de Operações de Paz - DPKO – da Organização das Nações Unidas, em Nova Iorque - EUA, quando recebeu o comando do batalhão natalense, em 4 de fevereiro de 2010.

Como comandante do 16° Batalhão de Infantaria Motorizado - o 16RI – o Coronel Harley tem desempenhado as seguintes atividades: formação de contingentes anuais de recrutas que prestam o Serviço Militar Obrigatório; participação em operações de segurança integrada, em coordenação com órgãos dos poderes Judiciário e Executivo, como foi O caso da segurança ao pleito eleitoral de 2010; cooperação com ações voltadas ao desenvolvimento regional, atuando como coordenador do apoio à Operação Seridó, no âmbito do Projeto Rondon, do Ministério da Defesa, que reuniu 400 universitários de todo o país apoiando a implementação de políticas públicas no interior do Estado do Rio Grande do Norte;

Além de conceder o apoio logístico e operacional a órgãos como IDEMA, Policia Rodoviária Federal, Policia Militar, Policia Civil e Prefeitura do Natal, em suas atividades, bem como, socorro a populações vitimadas por secas ou enchentes. Em especial a execução da Operação Pipa, levando água a municípios que decretaram “estados de calamidade”, no agreste e sertão norte-rio-grandense.

Sobre o Coronel Nilton Rodrigues

O coronel Rodrigues ainda como 1º Tenente, 1989, serviu pela primeira vez em terras potiguares, no 16º - Batalhão de Infantaria Motorizado, Batalhão ltapiru, onde formou dezenas de soldados e destacou-se nas funções de Oficial de Inteligência e Comandante da 2ª Companhia de Fuzileiros. Em Natal permaneceu inicialmente por dois anos. Aqui encontrou sua esposa, e com ela tem dois filhos.  Percorreu muitas cidades brasileiras servindo a Pátria, mas ao ser convidado para assumir o cargo de chefe do estado-maior da brigada de infantaria motorizada, Brigada Felipe Camarão, encontrava-se servindo no Rio de Janeiro e, desta feita, confirmaram-se os presságios que o acompanharam desde a sua saída da capital potiguar: "haverei, um dia, de retornar a minha amada Natal".

Quando assumiu a destacada função, passou a compor a equipe de trabalho da Brigada Felipe Camarão, encarregada de coordenar as seguintes atividades: a instrução de todo o contingente designado para a prestação do serviço militar prestado no exército, nos estados do Rio Grande do Norte e Paraíba; a preparação para o emprego nas operações de segurança integrada, como é o caso dos eventuais episódios de segurança aos pleitos eleitorais; a execução de ações de cunho subsidiário, tais como a cooperação no socorro às vítimas das secas, a exemplo da Operação Pipa e o apoio às ações de prevenção no combate à Dengue.

Sobre o Tenente Coronel José Ramalho Vaz de Britto Neto

O Tenente Coronel.de Engenharia, José Ramalho, 45, é natural de Manaus, é casado e possui uma filha. Está em Natal desde 2009, onde tem desempenhado um importante papel a serviço nas Forças Armadas,  por todo Rio Grande Norte. Atualmente é o comandante responsável pelo 7° Batalhão de Engenharia e Combate, Batalhão Visconde Tunay, localizado em Nova Descoberta, é também o responsável por coordenar ações como; a duplicação da BR-101, a pista do aeroporto de São Gonçalo e as campanhas de combate a Dengue, em Natal, e a Seca na região do semi-árido.

Assessoria

Seguidores