sexta-feira, 20 de abril de 2012

Parelhas/RN: Prefeitura e Produtores Rurais se Reúnem para Falar da Falta de Chuvas

image Foram apresentadas várias propostas para enfrentar a falta de chuvas de forma objetiva evitando prejuízos e o endividamento dos agricultores.

A reunião aconteceu na manhã de ontem, 19, no Auditório Joaquim Eneas Batista do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Parelhas –RN. Foram convidados todos os presidentes de associações de comunidades e produtores rurais de uma forma geral, para um encontro com o Prefeito Francisco Assis de Medeiros e a Secretária de Agricultura Gildete Maria.

O objetivo da reunião foi esclarecer as causas do inverno com poucas chuvas e discutir quais atitudes podem ser tomadas pelo poder público para amenizar a difícil situação pela qual o homem do campo esta passando em 2012. Francisco Medeiros participará na segunda-feira, dia 23 de abril, de uma reunião no Hotel Praia Mar, em Natal, convocada pela Governadora Rosalba Ciarlini, onde ele e vários prefeitos convidados irão apresentar um relatório com propostas retiradas dos encontros com os moradores da zona rural de seus respectivos municípios.

Foram apresentadas propostas de refinanciamento de dívidas com os bancos, melhoria da qualidade da água para irrigação, maior número de profissionais para dar assistência técnica aos produtores, entre outras que estarão presentes no relatório.

Uma das falas que chamou atenção foi a de Anderson Ricarte, criador que vive na Comunidade Santo Antônio: “Nós temos que assumir que essas condições de clima são o natural da nossa terra e buscar estratégias de convivência com a seca, e não de combate ou enfrentamento como é dito nas campanhas por aí”.

Francisco Medeiros espera trazer uma boa resposta da reunião, na segunda-feira: “Vamos participar, levar nossas propostas. Escutar o que eles tem a pedir é essencial. O que dificulta as estratégias de convivência com a seca, é que aqueles que criam as políticas publicas muitas vezes não conhecem o semiárido. Os produtores aqui presentes, sim!”, afirmou o Prefeito.

Rafaela Gomes

Seguidores