A situação de emergência em 139 municípios potiguares será discutida pela governadora Rosalba Ciarlini em Brasília, que reunirá a bancada federal nesta quarta-feira (18/3). Segundo a governadora, serão discutidas ideias e propostas ao enfrentamento da seca, com foco direcionado às obras que podem ser antecipadas – e que são fruto da parceria do Governo do Estado com o Governo Federal – em 80% do Rio Grande do Norte, percentual que representa exatamente 139 cidades.
“Vamos reunir a bancada para tentar agilizar, junto ao Governo Federal, a liberação de recursos para obras que estamos fazendo em parceria. Estamos, em nível de governo estadual, fazendo levantamento de como agilizar todas as obras que estavam planejadas para este ano e para que possamos iniciar. Em muitas vai precisar que o Governo Federal agilize a liberação de recursos”, comentou Rosalba.
A governadora exemplificou as obras de saneamento, para as quais o Rio Grande do Norte tem R$ 400 milhões assegurados junto ao Governo Federal. Ela espera a verba para iniciar os serviços. Além da questão do saneamento, a governadora vai tratar sobre a possibilidade de que todos os projetos aprovados à área habitacional (no programa Minha Casa, Minha Vida, mantido pelo Governo Federal) tenham os recursos liberados para que os serviços possam ser iniciados.
“Vamos tentar, juntamente com a bancada, com que todas as obras que priorizem 80% do Estado, o que correspondem às 139 cidades, que possam gerar emprego e renda. São obras que garantem emprego e possibilitam o enfrentamento e à convivência com a seca”, afirmou a governadora.
Na conversa com a bancada federal, a governadora também incluirá a construção de cisternas. “1.800 cisternas foram autorizadas em Caicó para atender 55 municípios, mas ainda temos mais 14 mil (cisternas) que precisamos agilizar no Ministério da Integração e na Fundação Nacional de Saúde (Funasa), para que os recursos sejam liberados.” Ela acrescentou: “Neste momento de estiagem, o Rio Grande do Norte não pode perder a oportunidade de fazer essas obras.”.
Ainda no plano de enfrentamento à seca, a governadora disse que a continuidade da adutora do Alto Oeste faz parte da ação e que as obras serão retomadas, bem como a adutora Santa Cruz/Mossoró. “Todas essas obras vão gerar emprego e são obras de enfrentamento e de convivência com a seca. Acho que o momento requer agilidade”, comentou. Acompanhada pelos deputados e senadores do RN, a governadora será recebida e audiencia no final da tarde pelo ministro Fermando Bezerra, Integracao Nacional.
Ainda em Brasília, a governadora vai tratar das obras de mobilidade da Copa 2014. Conforme Rosalba Ciarlini, os serviços estão sendo executados por cerca de 600 trabalhadores e que o Governo do Estado quer acrescer mais um turno para agilizar a obra.
Ainda em Brasília, em agenda prevista para a quinta-feira, a governadora tratará da situação do Aeroporto Dix-sept Rosado, em Mossoró, que enfrenta restrições da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Ela irá com a prefeita Fafá Rosado, representantes da Assembleia Legislativa e do Sindicato da Construção Civil, no Ministério da Aeronáutica. “Vamos tratar desse assunto, juntamente com a bancada federal, prefeita Fafá Rosado, representante da AL e dos sindicatos da construção civil, que passam por dificuldades devido à restrição imposta pelo aeroporto”, concluiu.