quinta-feira, 3 de maio de 2012

Secretarias municipais de Jardim do Seridó implantam Programa Saúde na Escola

image A Secretária Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Saúde Jardim do Seridó estão desenvolvendo nas creches, escolas municipais e estaduais do município, o Programa Saúde na Escola (PSE), que tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

Em todos esses estabelecimentos de ensino de Jardim do Seridó já foram realizados: Avaliação antropométrica, avaliação nutricional, ações de segurança alimentar e promoção de alimentação saudável, detecção precoce de hipertensão, cuidados com a gripe, promoção das práticas corporais e atividades físicas nas escolas, e atualização do calendário vacinal; tendo como responsáveis às equipes do Programa Saúde da Família (PSF) do município.

“Já detectamos muitas crianças e adolescentes com o grau de obesidade bastante elevado. Bem como, alguns casos que requer bastante cuidado quanto ao diabetes”, disse a secretária municipal de Educação, professora Marecilda Bezerra. Já a secretária de Saúde destacou que a pasta disponibilizou todos os profissionais possíveis para as atividades do projeto. “Não temos medido esforços neste sentido, pois sabemos da importância do trabalho preventivo”, enfatizou Zuíla Clemens.

O Programa Saúde na Escola (PSE) visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população jardinense. “Como consolidar essa atitude dentro das escolas? Essa foi a questão que nos guiou para elaboração da metodologia das Agendas de Educação e Saúde, a serem executadas como projetos didáticos nas Escolas”, finalizou Marecilda.

O público beneficiário do PSE são os estudantes da Educação Básica, gestores e profissionais de educação e saúde, comunidade escolar e, de forma mais amplificada, estudantes das escolas públicas. O programa teve início em fevereiro e se estenderá até o mês de dezembro.

Seguidores