quarta-feira, 18 de abril de 2012

Governo federal deve anunciar pacote contra a seca na próxima semana

Classe política do RN reuniu-se em Brasília na busca de ajuda para o estado

image Governadores dos estados nordestinos que estão sofrendo com a seca deverão se reunir na próxima semana, em Brasília, para conhecer detalhes do plano emergencial que o governo federal está preparando para minimizar os efeitos da estiagem prolongada. Nesta quarta-feira (18), o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, recebeu a governadora Rosalba Ciarlini, o ministro Garibaldi Alves Filho e a bancada federal do Rio Grande do Norte para conhecer a situação do estado.

Segundo Rosalba explicou ao ministro, a estiagem atingiu 139 municípios potiguares: 82% das 167 cidades do Rio Grande do Norte. A falta de chuva comprometeu não apenas a produção agrícola e pecuária, mas também o consumo humano e animal. A governadora informou que a localidade em pior situação é Luís Gomes: os cerca de 10 mil habitantes do município estão sofrendo com a falta de abastecimento desde outubro do ano passado. “O reservatório da cidade secou e estão sendo necessários carros pipa para levar água não apenas para a zona rural, mas também para a urbana”, declarou a governadora do Rio Grande do Norte.

Durante a reunião com a classe política potiguar, o ministro Fernando Coelho antecipou algumas das medidas que o governo está analisando para minimizar o sofrimento dos nordestinos atingidos pela seca.  Entre as iniciativas estão a ampliação das verbas destinadas para o abastecimento de água através de carros pipa e para a distribuição de cestas básicas e a agilização da execução do programa Água para Todos (que prevê a construção de cisternas, poços artesianos, barragens subterrâneas e adutoras simplificadas).

O governo federal também pretende reduzir o preço do milho comercializado para os produtores de leite dos municípios atingidos pela seca. Outra proposta que está sendo estudada é a concessão de uma bolsa-estiagem para os habitantes das cidades mais atingidas. Os integrantes da bancada federal potiguar que acompanharam Rosalba e Garibaldi na reunião com Fernando Coelho foram os senadores Paulo Davim, José Agripino e Garibaldi Alves, e os deputados federais Felipe Maia, Henrique Eduardo Alves, João Maia, Rogério Marinho e Sandra Rosado. Representando a Assembleia Legislativa, participou da reunião o deputado Walter Alves.

Seguidores