quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Câmara de Caicó sediou debate com o Clube dos Trovadores do Seridó

image A Câmara de Caicó promoveu, através do Centro de Estudos e Debates, uma audiência em homenagem ao Clube dos Trovadores do Seridó (CTS). Representando a entidade, estiveram presentes o seu fundador e primeiro presidente, José Lucas de Barros, o atual presidente Francisco Garcia de Araújo e o seu vice, Djalma Mota.

Ainda participaram do debate os alunos e professores da EECCAM (Escola Calpúrnia Caldas do Amorim), representada pela diretora Nadia Damasceno, onde recentemente o Clube dos Trovadores promoveu uma palestra para mais 150 pessoas; o vice-prefeito Gilberto Costa; o ex-diretor da 10ª Dired, Cícero Gomes de Farias, e o atual diretor Petrúcio Ferreira; as professoras universitárias Paula Brito e Maria das Dores; e o coordenador do curso de turismo da Universidade Católica Santa Terezinha, José da Paz.

Durante a palestra inicial, os expositores lembraram que o Clube de Trovas foi fundado pelo professor José Lucas de Barros juntamente com Francisco Monteiro Dantas, Inácio de Medeiros Dias, Hilda Araújo, Jayme Paulo Filgueira, Julimar Andrade Vieira, Julio Cesar da Câmara, Maria Dalvaci Dantas e Pedro Celestino Filho, em 08 de outubro de 1967. Depois de um período inativo, no início dos anos 90, a entidade retomou as atividades no dia 23 de julho de 2005, com apoio da Academia de Trovas do Rio Grande do Norte (ATRN), se reunindo no último sábado de cada mês na Casa de Cultura Popular, no Sobrado do Padre Guerra.

“Os poderes legalmente constituídos têm o dever de apoiar o Clube dos Trovadores do Seridó, tendo em vista o seu papel de divulgar o nome de Caicó. O grande desafio é a luta pela construção da sua sede própria. Essa será a meta desse parlamento, do vice-prefeito Gilberto Costa e do prefeito Bibi Costa”, disse Leleu. Durante a Audiência, os trovadores se comprometeram com a realização de oficinas culturais na rede de ensino do município e outras instituições, como a Penitenciária do Seridó.


Concurso

No dia 08 e 09 de outubro será promovido o X Concurso de Trovas, em Caicó. “O clube vem mostrando a cultura do nosso estado para todo o Brasil, além de revelar novos talentos no mundo da trova”, disse o professor Garcia.

por Alexandre Costa

Seguidores