terça-feira, 16 de novembro de 2010

Alunos do IFRN concorrem a bolsas para estudar nos EUA

Selecionados estudarão durante um ano nos chamados Community Colleges
Começou nesta terça-feira (16), no gabinete da Reitoria do IFRN a terceira etapa do processo de seleção para bolsas do Programa para Tecnológos da Fulbright versão 2011-2012. Os candidatos são alunos dos cursos superiores em tecnologia do IFRN. Os selecionados estudarão por um ano em uma instituição norte-americana de ensino superior voltada para a formação de tecnólogos - os Community Colleges.
Estudantes dos cursos de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS), Comércio Exterior, Gestão Ambiental, Construção de Edifícios, Redes de Computadores participam da seleção. “Pretendo obter a bolsa para ampliar meus conhecimentos e especializar-me na área que já atuo profissionalmente, programação web”, declarou Lucas Hiago de Azevedo Dantas, aluno do curso de TADS.
O coordenador de Extensão e Relações Internacionais, professor Marcelo Camilo está sempre ao lado dos candidatos às bolsas do programa da Fullbright. “Orientamos nossos alunos em todas as etapas da seleção, já que esta é uma ótima oportunidade para o futuro profissional deles”. Ele também aguarda a chegada de estudantes da Paraíba e Pernambuco que serão entrevistados amanhã (17), pela manhã.
Para incentivar ainda mais os candidatos nesta fase, Marcelo Camilo convocou Adauto Valentim, aluno do 5º período do curso de Comércio Exterior que foi bolsista da Fullbright e hoje o assessora na área de relações internacionais. Adauto ministra palestras em que relata a experiência vivida para os alunos que desejam seguir o mesmo rumo que ele num futuro próximo. Ele também atua na área de relações internacionais, firmando parcerias com outras instituições.
Durante o processo seletivo são avaliados os resultados acadêmicos dos alunos e também é exigido um nível mínimo de conhecimento na língua inglesa. “Nessa etapa do processo, a entrevista, buscamos identificar aqueles alunos que tem condições de tirar o maior proveito desta oportunidade oferecida”, afirmou o Prof. Dr. Luiz Loureiro, diretor executivo da Fulbright do Brasil. Na equipe de entrevistadores também estavam a Professora Glayna Braga, coordenadora de programas da Fulbright e representante do consulado dos Estados Unidos.
Segundo os entrevistadores, após a divulgação do resultado desta etapa, os candidatos serão submetidos a um teste de proficiência na língua inglesa. No Brasil estão sendo oferecidas 40 bolsas, das quais, 10 são destinadas a alunos da região Nordeste. Entretanto, essa quantidade pode variar dependendo do desempenho dos candidatos. A previsão é que os selecionados para as bolsas comecem a estudar no exterior entre os meses de junho e julho. Fonte: IFRN

Seguidores