quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Campus Ipanguaçu inicia projeto de produção de uva

Trabalho é pioneiro na região do Vale do Assu
Campus Ipanguaçu inicia projeto de produção de uva
Alunos do curso de Agroecologia acompanharam o processo de enxertia ao lado dos coordenadores do projeto
O projeto denominado “Produção de uva de mesa com baixo impacto ambiental” é uma parceria do IFRN com a Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA. O objetivo é estudar o potencial produtivo de videiras em sistemas de baixa aplicação de insumos e baixo impacto ambiental. O projeto foi aprovado em setembro é realizado com recursos da CAPES. Os trabalhos foram iniciados nesta semana onde estão sendo produzidas as mudas que serão utilizadas no processo de produção.
O primeiro passo na produção das mudas é o processo de enxertia, onde técnicos especializados unem a copa e a raiz de videiras distintas que antes foram melhoradas geneticamente. A partir daí, as mudas permanecerão dois meses em casa de vegetação com nebulização intermitente. Em seguida serão transplantadas para o campo onde será observado o potencial produtivo do experimento.
“Essa oportunidade é inédita onde os alunos do curso técnico em Agroecologia terão a possibilidade de acompanhar na prática todas as etapas dos processos produtivos da videira, desde a produção das mudas até a colheita”, explica o professor doutor Edmondson Moura, responsável pelo projeto no Campus Ipanguaçu.
A coordenação geral é feita por uma das maiores autoridades na produção de uva do Brasil, o Doutor Celso Pommer, do Instituto Agronômico de Campinas (IAC). No apoio técnico estão os professores Jonas Freire, mestre em irrigação e drenagem, responsável por toda parte de irrigação e o professor Luciano Pacelli, doutor em entomologia agrícola responsável pelo manejo fitossanitário. Além destes, o projeto está trazendo para o Campus Ipanguaçu o pós-doutorando Django Dantas, que irá coordenar todas as ações do projeto junto com o professor Edmondson Moura. Fonte: IFRN

PUBLICIDADE - OXENT NET

OXENTNET
Clique na imagem e vá para o site
Carnaúba dos Dantas/RN. Org. Aldailson. Fone: 3479 2060 e 8825 3335

Seguidores