Em discurso realizado nesta terça-feira, 15 de outubro, Dia dos Professores, a deputada federal Fátima Bezerra (PT/RN) destacou as grandes conquistas em prol da educação brasileira nos últimos 10 anos, como a criação do FUNDEB, do Prouni, da política de cotas, do piso salarial do magistério, entre outras, e reforçou que temos um longo caminho pela frente.
“O déficit de escolarização, associado a falta de valorização do magistério, continuam a desafiar o país”, destacou Fátima Bezerra.
A parlamentar alertou ainda que estejamos vigilante no cumprimento da lei do piso no país. “O piso de apenas R$ 1.567, correspondente a uma jornada de 40h semanais, é um dos mais baixos salários de categoria profissional no país e ainda sofre constantes ameaças”, disse.
“Tudo isso nos inspira e renova o nosso compromisso em continuar e avançar a nossa luta em defesa da educação. E, agora, nosso objetivo central é cobrar do Congresso Nacional a aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE). Mas com o PNE pra Valer, com 10% do PIB e com recursos suficientes para melhorar os salários dos professores”, proferiu seu discurso Fátima Bezerra.
“Concordo com a presidenta Dilma, quando diz que o professor é a base de um desenvolvimento de um país. Para tanto, o Estado Brasileiro tem o dever de garantir formação, carreira e salários dignos a altura da responsabilidade e do papel estratégico que eles (professores) desempenham no contexto da sociedade”, finalizou.