A Mostra Cultura Popular no Cinema exibe neste sábado (13) o documentário “Canta Meu Boi”, do diretor de cinema Ney Santanna. O filme mostra a história do mestre de Boi-de-Reis Manoel Marinheiro, uma das referências na cultura popular. Após a exibição, Ney Santanna participa de um bate papo com o público.
“Canta meu boi” é um documentário que resgata a vida do potiguar Manoel Marinheiro, que representa um dos traços mais expressivos da cultura do Nordeste brasileiro. O mestre, reconhecido como patrimônio imaterial pelo Ministério da Cultura, atuou por mais de 60 anos na execução de cantos e danças de Boi-de-Reis no bairro de Felipe Camarão. O filme traz uma grande aula sobre a brincadeira do boi e as suas distinções nas culturas regionais do país.
O Boi-de-Reis é um auto popular que trata da morte e ressurreição de um boi. Vestidos com um figurino feito com fitas coloridas e espelhos, os personagens cantam e dançam cantigas antigas ao som da rabeca.
A exibição acontece a partir das 19h, no Teatro de Cultura Popular (TCP). A programação faz parte do Agosto da Alegria e a entrada é gratuita.
assessoria