quinta-feira, 11 de agosto de 2011

A defesa dos 10% do PIB para a educação marca a posse da nova diretoria da UNE

image A aplicação de pelo menos 10% do PIB (Produto Interno Bruto) na educação foi o assunto que dominou as falas dos parlamentares que prestigiaram na manhã de hoje (10/11) a posse da nova diretoria da União Nacional dos Estudantes (UNE). “Temos de fortalecer a luta dos 10% do PIB, pois para termos um Plano Nacional de Educação mais ousado devemos garantir um financiamento maior” defendeu a deputada Fátima Bezerra, em discurso na posse de Daniel Iliescu, o novo presidente da UNE.

A solenidade contou com a presença de dezenas de parlamentares, autoridades do governo federal, como a ministra Maria do Rosário, da Secretaria dos Direitos Humanos, e o ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria Geral da Presidência da República, além de representantes de movimentos sociais.

Além da bandeira dos 10%, a UNE defende a aplicação de 50% dos recursos do pré-sal em educação. “O embate não será fácil e é por isso que devemos estreitar as parcerias e mobilizar a sociedade em torno dessas duas bandeiras da UNE e da Ubes (União Brasileira dos Estudantes) que contam com o nosso apoio”, afirmou Fátima Bezerra.

Na posse da nova diretoria também foi comemorado os 75 anos de fundação da UNE. Fátima Bezerra falou que a entidade teve uma importância significativa para sua formação política. “Participei do congresso de reconstrução da UNE, em 1979, em Salvador, e, no ano seguinte, da ocupação da UFRJ. Foram anos muito importantes para minha formação política”, contou. Para ela, a UNE, na atual conjuntura, pode colaborar decisivamente com a construção de um PNE pra valer. “Precisaremos da energia militante dos estudantes para garantirmos um PNE que esteja à altura dos sonhos e esperanças da população brasileira”, afirmou

As deputadas Jandira Feghali (PCdoB/RJ), Manuela D’Avila (PCdoB/RS) e Érica Kokay (PT/DF) e o deputado Artur Bruno (PT/CE) foram outros parlamentares que também defenderam os 10% do PIB para a educação.

Para o empresário calçadista Wolfgang Goerlich, padrasto de Daniel Iliescu, a bandeira da UNE pelos 10% do PIB é mais do que necessária. “Tudo passa pela educação, pois sem ela não vamos a lugar nenhum. E precisamos ter cuidado, pois muita gente diz defender a educação, mas trabalha contra”, afirmou. Wolfgang garantiu que o filho, estudante de sociologia da UFRJ, é idealista e ético. “Ficaremos menos tempo com nosso filho, mas a entidade terá um presidente comprometido”, assegurou. A nova diretoria da UNE comandará a entidade até 2013.

Assessoria de Imprensa
Dep. Federal Fátima Bezerra

Seguidores