quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Programação definida para a visita da Caravana comandada por Bispos ao Programa de Integração do São Francisco

Definida a programação durante reunião em Natal, da visita que os Bispos do Regional Nordeste 2 estarão realizando ao Programa de Integração do São Francisco (Eixo Norte), justamente o que traz água para o Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará. A visita será realizada durante os dias 29 deste mês a 03 de março. De acordo com José Procópio de Lucena, presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Piancó/Piranhas/Açu, o roteiro da caravana contemplará visitas as barragem Armando Ribeiro Gonçalves e Barragem de Oiticica em construção, no RN; Barragem Engº Avidos/Boqueirão (São José das Piranhas/PB); Vila Produtiva Rural Cacaré em Barros\CE; Reservatório Jati e Vila Produtiva Rural Retiro\CE; Estação de Bombeamento em Cabrobó e Salgueiro\PE; Tomada de água às margens do Rio São Francisco\PE. O enceramento será com uma missa e diálogo com Representação da Sociedade e órgãos públicos, em Salgueiro/PE.

Esta caravana foi planejada e organizada pelos bispos da CNBB NE II, em particular os bispos do RN e PB e alguns do PE, CBH PPA e os ministérios (MMA, MDA, MDS, MIN, e Casa civil). O evento tem como perspectiva refletir e pensar ações estratégicas para o uso e gestão compartilhada da água e de toda agrobiodiversidade em comunhão com os povos e comunidades tradicionais levando em consideração a diversidade étnica e cultural, associada à diversidade ambiental e ecológica presente ao longo dos canais e obras da integração do velho Chico com o Nordeste Setentrional.
“Com essa caravana os bispos querem marcar um novo momento de interlocução entre a igreja do nordeste, as instâncias do Estado brasileiro e a sociedade Nordestina. Ao mesmo tempo os bispos querem afirmar a encíclica  Laudato Si –Louvado seja o senhor, conhecida com a encíclica ecológica do Papa Francisco, a celebração dos 60 anos do I Encontro dos Bispos do Nordeste,em 1956, na cidade de Campina Grande-PB, articulado e organizado por D. Helder Câmara e a CF 2016- com o tema: Casa Comum, Nossa Responsabilidade,  para firmarem e lançarem um novo olhar sobre os atuais problemas, desafios e oportunidades e propor novas iniciativas e políticas de publicas de superação das desigualdades sociais e regionais”, disse Procópio.

Seguidores