segunda-feira, 18 de março de 2013

União política promete acelerar a criação da Universidade Federal do Seridó

image Na manhã desta segunda-feira (18), a governadora Rosalba Ciarlini participou de uma audiência pública que discutiu os desafios da criação da Universidade Federal do Seridó, uma antiga reivindicação da classe estudantil e acadêmica potiguar e também da própria governadora. Ainda quando era senadora da República, ela apresentou o Projeto de Lei que propôs a criação da instituição acadêmica. A participação da igreja também foi registrada; Dom Jaime Vieira, Arcebispo Metropolitano, foi escolhido como presidente da comissão para a criação da Universidade e discursou durante a audiência sobre a importância educacional e econômica para todo o estado do Rio Grande do Norte.

“Temos que dar passos concretos para a implantação dessa Universidade. É essa instituição que vai garantir o desenvolvimento sustentável para o Seridó e para todo o estado”, assegurou Dom Jaime.

A audiência pública foi proposta pelo deputado estadual Nélter Queiroz e aconteceu no auditório da Assembleia Legislativa, com a presença de prefeitos da região do Seridó, de deputados estaduais, dos deputados federais Betinho Rosado, Fátima Bezerra e João Maia; do senador José Agripino e do presidente da Câmara Legislativa Federal, Henrique Eduardo Alves.

Atualmente o projeto está parado na Câmara Federal, porém, a governadora acredita que a união política e o empenho da igreja vão conseguir dar andamento a proposição. “Foi muito importante eu ter apresentado este projeto já há alguns anos, porque mesmo parado na Câmara como indicação para o poder executivo, ele vai tramitar com essa imensa força política. Eu acredito que agora com a bancada unida e nesse momento histórico importante para o Rio Grande do Norte, nós vamos conseguir essa universidade e vamos crescer e ajudar uma região que é empreendedora, que tem um potencial muito grande e tem um povo forte, pronto para se desenvolver e liderar oportunidades de emprego e renda”. Rosalba ainda destacou que estará lutando para dar celeridade à criação da Universidade.

O presidente da Câmara Federal reafirmou as palavras da governadora. “O poder executivo vai avaliar todas as possibilidades, a questão orçamentária, questões ligadas ao ministério da Educação. Vamos tentar somar a essa iniciativa do projeto e aproveitar a visita da presidenta Dilma e do ministro da Educação, Aloísio Mercadante, que em abril vêm ao Rio Grande do Norte. Vamos tentar mostrar, convencê-los da importância da criação desta Universidade para o nosso estado. É uma luta que começa e temos que enfrentá-la, um momento político importante que estamos vivendo no cenário nacional e essa é uma oportunidade para tentarmos mostrar que a criação da instituição é uma causa justa para o nordeste brasileiro”.

O Seridó

A região do Seridó sedia, em seu território, um aglomerado de 23 municípios, totalizando uma área geográfica de 9.123,6 km² e uma densidade demográfica de 251.836 habitantes. As principais atividades econômicas incidem principalmente na agropecuária, indústria - sobretudo a extrativa mineral, o artesanato e a gastronomia -, no comércio e nos serviços, estes executados com significativa abrangência pelos entes públicos sediados na Região.

Seguidores