segunda-feira, 18 de março de 2013

Projeto da Universidade do Seridó será entregue em trinta dias à presidenta Dilma Roussef

            image Um projeto que será elaborado dentro de 30 dias com o apoio da UFRN e entregue à presidenta Dilma Roussef e ao Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, quando os dois vierem ao RN, no próximo mês, foi uma das principais deliberações da audiência pública que discutiu a criação da Universidade do Seridó. O debate foi realizado na manhã de hoje (18), na Assembleia Legislativa, por iniciativa do deputado Nelter Queiroz (PMDB) e reuniu as maiores lideranças políticas do Estado, além de prefeitos e vereadores das 23 cidades da região.
            “Avalio positivamente, como um evento muito importante, porque uniu toda a classe política e partidos do nosso Estado, desde o Democratas, até o Partido dos Trabalhadores e também pela imprescindível participação da universidade. Temos presa nesse sonho”, disse Nelter, referindo-se à grande participação da bancada federal do RN.
Além da presença maciça da classe política, o debate teve a participação do arcebispo metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha e da reitora da UFRN, Ângela Paiva. Estiveram presentes a governadora Rosalba Ciarlini (DEM), senador José Agripino (DEM), presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB); deputados federais Betinho Rosado (DEM), Fátima Bezerra (PT) e João Maia (PR), além dos deputados estaduais. O prefeito de Caicó, Roberto Germano (PMDB), representou os gestores municipais da região. Todos os presentes endossaram seu apoio ao projeto da Universidade do Seridó, se comprometendo com a causa.
            O presidente da ALRN, Ricardo Motta (PMN) disse que o pleito é justo: “O Seridó merece e precisa ampliar a oferta de vagas no ensino superior”. Todos os parlamentares presentes se comprometeram em apoiar a reivindicação de uma das regiões que, no campo da Educação, já foi em outras décadas uma referência, inclusive para o Nordeste, como bem lembrou o monsenhor Ausônio Tércio de Araújo, professor da UFRN e diretor do Colégio Diocesano Seridoense há vários anos.
            Henrique Eduardo Alves propôs uma forma prática de argumentação junto ao governo federal: fazer um levantamento na região Nordeste acerca do quantitativo da expansão dos campi federais nas capitais e cidades pólo. “Esta é uma das lutas mais difíceis, mas ocorre na hora em que a bancada federal do RN é uma das mais qualificadas na Câmara. O que nos falta ainda é nossa unidade e essa luta, por mais difícil que seja, pode se tornar uma breve realidade”, afirmou.

Tradição
“Queremos ser uma luz para o semi-árido e a universidade é a grande alavanca de ajuda. Nossa vida sempre esteve ligada à educação. Nossa força foram as pessoas que saíram das escolas, depois vieram os ginásios. A educação é decorrente da nossa cultura e é claro que queremos uma universidade com todos os requisitos do MEC e com a experiência da UFRN”, disse monsenhor Tércio, com argumentos endossados pelo padre João Medeiros Filho, ele também um especialista em educação, que por sua vez relembrou os tempos de instalação do Centro Regional de Ensino Superior do Seridó (CERES), do qual fez parte.
            Toda a bancada federal manifestou apoio ao projeto de uma universidade federal para o Seridó e a deputada Fátima Bezerra (PT) trouxe números otimistas quanto à expansão do ensino técnico e superior. No caso da educação profissional, de 2005 a 2010 o governo implantou 19 escolas técnicas no Estado. O Plano Nacional de Educação está prestes a ser aprovado e o governo trabalha com a meta de ampliar dos 14% para 30% o acesso dos jovens ao ensino superior. No Nordeste o índice é de apenas 7%.
            “Havemos de convir que podemos fazer algo pelo Seridó. É uma região emblemática e ciente dos seus desafios e agora quer encontrar um novo caminho que realmente seja atual, que eleve seus maiores projetos econômicos para a sua sobrevivência”, disse Dom Jaime.
Projeto de Lei
A governadora Rosalba Ciarlini citou um Projeto de Lei de sua autoria, aprovado no Senado (PL 2512/2007), propondo a criação de uma universidade para o Seridó. O projeto no momento se encontra na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara: “Mossoró prosperou bastante e a universidade tem participação nesse processo. Se conseguirmos ter mais uma universidade, queremos pelos caminhos da educação poder desenvolver o Seridó”, disse.
            A reitora Ângela Paiva se comprometeu a dar apoio ao projeto: “Essa luta se alia com nossos princípios. A educação é o vetor principal para o desenvolvimento e uma qualidade de vida melhor, irradiando soluções para os problemas de qualquer região”, disse.









Seguidores