segunda-feira, 18 de março de 2013

Currais Novos: Boletim de notícias Prefeitura

Esporte: Projetos serão desenvolvidos para descobrirem novos talentos no atletismo
image Não só de belezas minerais e de festividades que Currais Novos é destaque no cenário nacional. A exportação de vários atletas para o esporte brasileiro, principalmente no atletismo, transformou a cidade num grande celeiro de talentos, como o medalhista olímpico, Vicente Lenílson. A maioria dos curraisnovenses que conquistaram reconhecimento nacional no atletismo foram descobertos pelo “Projeto de Iniciação ao Atletismo”, que desenvolve o trabalho de formação de crianças e jovens há 22 anos. A Prefeitura Municipal de Currais Novos, através da subcoordenaria de esportes da Secretaria Municipal de Educação, está desenvolvendo o projeto desde o início do ano, sob a coordenação do professor Geraldo Dantas, com auxílio de 06 professores. “Nosso principal objetivo é descobrir talentos, e Currais Novos tem um grande potencial”, disse Geraldo. O Projeto de Iniciação ao Atletismo é destinado a crianças (a partir de 08 anos) e adolescentes, que estejam matriculados na rede municipal, estadual ou particular de ensino, e conta com aulas de segunda à sexta-feira, em dois turnos, 7h as 8h, e 15h30 as 16h30, no Estádio Cel. José Bezerra. Os estudantes que desejarem participar do Projeto devem preencher uma ficha de inscrição com o professor Geraldo Dantas, durante o horário das atividades no Estádio. Na última semana, a equipe da subcoordenadoria de esportes da SEMEC se reuniu com a Presidente da Federação Norte-Rio-Grandense de Atletismo, Magnólia Fiegueiro, em Natal, para discutirem alguns projetos que serão executados em parceria com a federação, como também com a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT). O projeto do Centro de Treinamento foi discutido durante a reunião, e de acordo com Francisco Canindé, subcoordenador de esportes da SEMEC, “a Federação irá lutar junto ao Ministério dos Esportes para a instalação do Centro em Currais Novos”. A CBAT desenvolve um programa junto à IAAF (Confederação Internacional de Atletismo), visando oferecer às crianças um atletismo atraente, acessível e instrutivo, o “Mini Atletismo”, que é destinado à crianças entre 07 e 12 anos, e deverá ser implantado nas escolas municipais de Currais Novos como meio de formação de novos atletas, e contará com o auxílio dos professores da rede municipal de ensino que serão submetidos à um curso com um técnico da CBAT. Através da reciclagem de materiais, os alunos irão confeccionar equipamentos especialmente para a realização do “Festival de Mini Atletismo”, competição que contará com a participação de todos os alunos. Entre as diversas atividades básicas estão velocidade, corridas de resistência, saltos e arremessos. Além de promover a saúde, o “Mini Atletismo” busca uma melhor integração entre as crianças, sendo um modo de vivenciarem a cidadania.

Saúde; Município irá aderir ao Programa Saúde na Escola
image Desenvolver políticas de saúde e educação voltadas às crianças e adolescentes é a estratégia do Programa Saúde na Escola (PSE), coordenado pelos Ministérios da Saúde e Educação como forma de articular escola e rede básica de saúde em prol de uma melhor qualidade de vida aos alunos. Na próxima quarta-feira, 20, a Prefeitura de Currais Novos através das secretarias municipais de saúde e educação, iniciam as atividades da “Semana de Mobilização da Saúde na Escola”, nas instituições de ensino da rede municipal. Entre as ações desenvolvidas com os alunos das creches, pré-escola, e do 1º ao 5º ano, as equipes do Programa Saúde da Família (PSF) irão realizar palestras de orientação sobre alimentação, saúde bucal, e prevenção às drogas. A semana acontecerá até a terça-feira, 26, e é uma das exigências do PSE para a adesão do município ao programa.
Samu
image O prefeito Vilton Cunha e a secretária municipal de saúde, Tércia Lêda, irão se reunir com o Secretário Estadual de Saúde, Isaú Gerino, nesta terça-feira, 19, em Natal, para discutirem alguns temas importantes para a gestão da saúde no município. Em discussão, a implementação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que será um primeiro passo para a instalação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Reunião Bipartite
Em Natal, a secretária Tércia Lêda, e os coordenadores da saúde bucal, atenção básica e uma técnica da secretaria, irão participar da reunião da Comissão Intergestores Bipartite, onde serão avaliadas as ações de saúde nos municípios.
Educação; Orientadoras da SEMEC participam de encontro sobre o Pacto Pela Alfabetização
image Enfrentar um dos maiores desafios da educação em nosso país: a alfabetização de crianças nos primeiros anos de sua escolarização é o principal objetivo do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa. O tema foi discutido com orientadores das secretarias municipais de educação do RN, na última semana, de 11 à 15 de março, no CAIC – Lagoa Nova, de Natal. A coordenadora da Secretaria Municipal de Educação, Fábia Lira, e as orientadoras de estudo do Pacto no município, Maria Francisca e Júlia Guimarães, participaram do encontro, que contou com a participação da técnica do Ministério da Educação, Angela Schumacher, responsável pela correção do Plano de Ações Articuladas (PAA) de Currais Novos. “A técnica do MEC se prontificou a resolver algumas pendências do município, como a construção da Creche do bairro Dr.José Bezerra”, disse Fábia. Os orientadores municipais participaram de uma formação com os professores formadores. No Rio Grande do Norte, a formação está sendo desenvolvida pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) juntamente com a Secretaria Estadual de Educação e Cultura, a Secretaria Municipal de Educação de Natal, as SMEs dos demais municípios e a UNDIME (União Nacional dos Dirigentes da Educação).
Orçamento Público em Educação
Dirigentes de educação e técnicos da área financeira dos municípios do Rio Grande do Norte participaram na última sexta-feira, 15, em Natal, do II Seminário da UNDIME (União Nacional dos Dirigentes da Educação). Entre os temas abordados no seminário, o Sistema de Informações sobre Orçamento Público em Educação (SIOPE) e a realização das Conferências Intermunicipais da Educação – COIME’s. A secretária municipal de educação, Aparecida Medeiros, e Itamar Diniz, Coordenador de Planejamento, Projetos e Articulações Institucional da Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento, participaram do encontro.
Social; PROJOVEM Adolescente beneficiará mais de 120 jovens em Currais Novos
A Prefeitura Municipal de Currais Novos através da Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS) realiza nesta segunda-feira, 18, a aula inaugural do Projovem Adolescente, a partir de 16h no Centro de Convivência dos Idosos “Tereza Bezerra Salustino”. O programa tem como foco o fortalecimento da convivência familiar e comunitária, o retorno dos adolescentes à escola e sua permanência no sistema de ensino. Em Currais Novos, o programa tem coordenação de Sandra Suely, e conta com 128 jovens inscritos, entre 15 e 17 anos, que serão submetidos à atividades que estimulem a convivência social, a participação cidadã e uma formação geral para o mundo do trabalho.












Seguidores