sexta-feira, 22 de março de 2013

Governadora empossa novos secretários de Saúde, Agricultura e Recursos Hídricos

image A governadora Rosalba Ciarlini empossou, na noite desta quinta-feira (21), três novos secretários de Estado. Em uma solenidade realizada no auditório da Escola de GoveRNo Cardeal Eugênio Sales, no Centro Administrativo, foram apresentados os novos secretários de Estado da Saúde Pública, Luiz Roberto Fonseca, da Agricultura, Pecuária e da Pesca, Júnior Teixeira, e de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Leonardo Nunes Rego.

Em seu discurso, a governadora ressaltou o desempenho dos antigos auxiliares para o desenvolvimento do RN nas respectivas pastas e demonstrou a confiança do Governo com os novos auxiliares.  Referindo-se aos secretários de Agricultura e de Recursos Hídricos, Rosalba Ciarlini lembrou que eles passam a gerir pastas estratégicas para o Estado. “Vocês serão fundamentais neste momento de muito sofrimento que estamos vivendo em função da seca. Vamos fortalecer ainda mais as nossas ações para darmos uma melhor resposta ao homem do campo”, afirmou a governadora.

Em relação à saúde, a chefe do Executivo Estadual destacou o empenho do ex-secretário, Isaú Gerino e garantiu que a nova equipe não medirá esforços para resgatar a saúde do Rio Grande do Norte. “Dr. Isaú merece o respeito de todos nós por sua lealdade, pois na hora mais difícil, ele topou o desafio de estar à frente da saúde do Estado. O trabalho desenvolvido por ele terá continuidade com Luiz Roberto que irá fazer o que for preciso para resolvermos os problemas da saúde. Minha profissão é médica. E como tal, minha maior dor é não poder ter conseguido ainda sanar todos os males da saúde. Porém, tenho certeza de que já conseguimos fazer muito e estamos no caminho certo para fazer ainda mais”, afirmou a governadora.
Presente na solenidade, o senador José Agripino enfatizou que foi o consenso de forças políticas que convergiram para o nome dos três novos secretários. “Aqui estão reunidas as forças políticas do Rio Grande do Norte e que querem que Rosalba Ciarlini faça o governo que ela merece. Depositamos nesses novos secretários a confiança necessária para dar a volta por cima e resgatar o nosso Estado”, disse José Agripino.

Na ocasião, o novo secretário de Saúde afirmou que assume a pasta com a consciência do desafio e da responsabilidade que terá pela frente. “Não estou entrando achando que a situação é de fácil reversão, mas acredito muito no que foi semeado até o momento. A população ainda não consegue perceber os efeitos, mas o secretário Isaú Gerino, que me antecedeu, semeou bem, nós vamos começar a colher os primeiros frutos e a população vai começar a sentir estes efeitos, seja na superlotação dos hospitais ou no abastecimento. Nosso trabalho vai ser dar continuidade ao processo iniciado e aprimorá-lo”, pontuou Luiz Roberto Fonseca.

Já Leonardo Rego, empossado como titular da pasta de Recursos Hídricos, lembrou que a Secretaria está na linha de frente para amenizar a situação impactante da seca. “Detectei que a pasta é bastante organizada burocraticamente, o que gera uma segurança para o ordenador de despesas. Isso por si só já nos dá a garantia para tomarmos ações efetivas que possam amenizar a situação crítica que a população vem passando. Nestes dois dias [desde a nomeação], já tivemos condições de executar ações concretas e que quatro municípios foram beneficiados com a perfuração de 40 poços tubulares, através de um estudo feito tecnicamente pela Secretaria”, disse o secretário.

Júnior Teixeira, novo titular da Agricultura, afirmou que a união de forças será determinante para diminuir os graves problemas que a estiagem tem causado para o agricultor e produtor rural. “Temos que juntar forças para conseguir resolver todas essas questões ligadas ao homem do campo. Tenho a certeza de que terei autonomia para fazer o que for necessário e que poderei contar com o Governo Federal para que os objetivos traçados pela governadora sejam atingidos”, ressaltou.

A solenidade de posse contou com a presença de autoridades políticas como o senador José Agripino; o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves; os deputados federais, Felipe Maia e João Maia; além dos deputados estaduais, Hermano Morais, George Soares e Raimundo Fernandes.

PERFIS:

Leonardo Nunes Rêgo

A carreira de Leonardo Nunes Rego começou quando ele exerceu a função de diretor de manutenção da Assembleia Legislativa do RN, passando, posteriormente, para a diretoria Regional e assessor parlamentar. Em 2004, foi eleito prefeito de Pau dos Ferros, no Alto Oeste do estado, sendo reeleito em 2008 para o segundo mandato.



José Teixeira de Souza Júnior

O agropecuarista José Teixeira de Souza Junior iniciou a vida profissional exercendo a função de técnico no Governo do Estado em 1989. Em 1993, ocupou o cargo de secretário de Administração do município de Serrinha. Na área da agricultura, foi coordenador adjunto do Programa de Apoio ao Pequeno Produtor Rural em 1995. De 1997 a 2004, acumulou dois mandatos de prefeito em Serrinha. José Teixeira ainda foi presidente e vice-presidente da Associação dos Suinocultores do RN, da Associação Norte-rio-grandense dos Criadores de Cavalos Quarto de Milha, foi presidente da Associação de Criadores do RN e superintendente Federal de Agricultura no RN.

Luiz Roberto Fonseca

O médico Luiz Roberto Fonseca foi coordenador do SAMU Natal de 2004 a 2009. Em 2007, chegou a ser secretário adjunto de Saúde do Município. Desde o início da administração da governadora Rosalba Ciarlini, o médico assumiu o comando do SAMU Metropolitano, sendo responsável pela expansão e consolidação dos serviços em todo o RN, além de atuar como coordenador da urgência e emergência do Estado.

Seguidores