quinta-feira, 21 de março de 2013

Governadora recebe estudantes que conquistaram 1º lugar na FEBRACE

A governadora Rosalba Ciarlini e a secretária de Estado da Educação, professora Betania Ramalho, recebem a partir das 11h desta quinta-feira (21), no auditório Angélica Moura, da SEEC, os alunos da rede estadual que participaram da 11ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia – FEBRACE, realizada pela Universidade de São Paulo – USP. Na ocasião, eles farão uma exposição de seus projetos e serão homenageados pelos resultados alcançados durante a FEBRACE, considerada a maior feira de ciências e engenharia voltada para estudantes pré-universitários do país.

Oito grupos de estudantes da rede estadual do Rio Grande do Norte participaram da feira, em São Paulo. Entre eles os alunos da Zona Rural de Apodi, que conquistaram o primeiro lugar nas categorias Empreendedorismo e Ciências Agrárias. A pesquisa, sobre o Uso da Cera de Abelha no Revestimento de Frutos, foi desenvolvida por Antonio Torres Geracino, Francisco Jociel Fernandes e Huguenberg de Oliveira Santos, que cursam o Ensino Médio na Escola Estadual professora Zenilda Gama. A orientação foi da professora Antônia Gidélia da Costa Oliveira.

Durante o período de desenvolvimento da pesquisa, ocorrido em 2012, os estudantes conseguiram comprovar que o uso da cera de abelha, como revestimento, proporciona um prolongamento na vida útil dos frutos pós-colheita. Agora, os alunos potiguares deverão publicar a pesquisa na revista Inciência e apresentá-la na Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia.

Mais de 300 projetos de estudantes do ensino básico foram expostos durante a 11ª FEBRACE. Os finalistas foram selecionados entre 1.898 trabalhos apresentados em 65 feiras afiliadas em todo o país. Do Rio Grande do Norte, oito projetos científicos de estudantes e professores da rede estadual de ensino foram apresentados. O investimento do Governo do Estado com passagens, hospedagem e alimentação, para que os oito grupos de estudantes da rede pudessem participar da feira, foi de oitenta mil reais.

Seguidores