Quem esteve em Caicó nesta quinta-feira (19), foi o diretor-geral do DNIT, General Jorge Fraxe. Ele aproveitou sua vinda à região e fez questão de visitar as obras do Contorno Rodoviário. Fraxe disse ter ficado impressionado, não só pelo ritmo avançado da obra, mas pela qualidade do material que vem sendo usado na construção.
Para o general, a obra tem tudo para ser entregue até abril de 2013, dependendo apenas da aprovação no Congresso Nacional, do Projeto de Lei 14, que autoriza crédito suplementar para os ministérios de Minas e Energia, dos Transportes e das Comunicações, cujo relator é o deputado federal João Maia, autor da emenda que destina os recursos para o contorno. Além da concessão da supressão vegetal do IDEMA, o que já se encontra em estado de tramitação bem avançado.
“A obra está muito bem construída. O engenheiro do DNIT, Dr. Tenório é um profissional de primeira linha, competente, presente na obra o tempo todo e tem o controle da obra. A construtora Toniolo Busnelo é uma boa construtora, tem fôlego e musculatura pra suportar o peso da obra. Essa obra vai atender a demanda de Caicó nos próximos vinte anos, pelo menos”, disse o general.
Apesar do avanço físico da obra estar dentro do esperado pelo DNIT, general Fraxe explicou que houve necessidade de se fazer correções na geometria do projeto, já que a empresa projetista cometeu alguns equívocos quando traçou o projeto, mas já foram corrigidos, daí a necessidade dentro de um curto prazo, da autorização de supressão vegetal do IDEMA. “Se essa liberação vier até o início de agosto, nós conseguiremos entregar a obra até final de abril. Se o IDEMA demorar, então vai demorar tambem a entrega da obra”, explicou.
O diretor-geral do DNIT explicou que a mudança na geometria foi necessária, já que o traçado da rodovia, em determinado momento passou por locais que iam custar muito caro, e optaram por um traçado que desse mais conforto, segurança e economia para o contribuinte. A obra está em torno de seus 53 milhões de reais, contendo duas pontes, uma de 200 e outra de 250 metros. É um empreendimento que na visão do DNIT está, no custo gerencial do órgão, dentro dos parâmetros normais.
“Caicó é uma cidade dinâmica, de gente generosa e que está agora passando por um tráfego pesado. Esse contorno retira de dentro da cidade as carretas e caminhões, porque aqueles que vêm do norte para o Sul passarão pelo contorno e vai humanizar a mobilidade urbana”, finalizou o diretor-geral.