sexta-feira, 20 de julho de 2012

Caprifeira de Afonso Bezerra será realizada este final de semana

O Governo do RN, através da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape), participa nesta sexta feira (20) da abertura da 8ª edição da Caprifeira de Afonso Bezerra. O evento prossegue até o próximo domingo (22) com expectativa da presença de cerca de 500 animais, uma vez que todas as baias colocadas à disposição dos criadores foram comercializadas.
A 8ª Caprifeira de Afonso Bezerra será aberta pelo Secretário de Estado da Sape, Betinho Rosado e pelo prefeito do município, Jackson Bezerra. “O Governo do Estado, através da Sape, vem cumprindo o calendário oficial de eventos agropecuários com a participação dos criadores, que entendem a importância da realização desses eventos”, disse Betinho Rosado, destacando que os eventos acontecem em parceria com as prefeituras municipais e associações de criadores.
A Caprifeira de Afonso Bezerra vem crescendo a cada ano e é focada na principal vocação da região: criação de caprinos e ovinos. Além da exposição e comercialização de animais, durante o evento será realizado o torneio leiteiro, com 14 cabras inscritas nas mais diversas categorias, entre elas, a campeã estadual de 2011.
Também fazem parte da programação o tradicional São João Pedro, este ano contabilizando sua quarta edição; e a eleição do Bode Mais Enfeitado, que já conta com 10 animais inscritos e garante a presença de grande público. O São João Pedro terá a apresentação de oito quadrilhas da região,  sendo duas de Lajes e uma representante dos seguintes municípios: Carnaubais, Alto do Rodrigues,  Macau, Pedro Avelino,  Angicos e Afonso Bezerra.
A exposição e a comercialização de animais fazem parte do Calendário Oficial de Eventos Agropecuários do Estado é o 12º integrante dos 52 eventos planejados para este ano. Até o final do ano serão realizadas outras grandes feiras dentro do circuito, tais como a Festa do Bode - de 2 a 5 de agosto; a Expolajes - de 26 a 28 de agosto; e o maior evento agropecuário do Rio Grande do Norte: a 50ª Festa do Boi, que ocorrerá de 13 a 20 de outubro, em Parnamirim.
A 8ª Caprifeira é uma realização do Governo do Estado, através da Sape e suas vinculadas Emparn, Emater, Idiarn, Prefeitura Municipal de Afonso Bezerra, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Sebrae, e Ancoc.
Programação do evento:
Sexta-feira - 20 de julho
08h às 24h - Entrada dos animais para comercialização;
20h - Secagem das cabras que participarão do Torneio Leiteiro;
20h-Apresentação da Banda Filarmônica Celestino Maciel Aquino;
21h - Abertura Oficial da VIII Caprifeira e VI São João Pedro Pé-de-Serra;
22h - Escolha da Garota Caprifeira/2012; Show com as Bandas: Swing do Forró - Forró Menina Rodada.
Sábado - 21 de julho
08h - Primeira Ordenha;
09 h – Palestras:
Local: Centro Rural Francisco Mateus da Costa
· Realidade Atual da Agropecuária Potiguar
· Palestrante: José Alveres Vieira
· Presidente do Sistema FAERN/SENAR
16h Concurso- "Bode mais Enfeitado";
19h - Apresentação do Arraiá da Graça - Educandário Nossa Senhora das Graças;
20h -Apresentaçao das trilhas potiguares - Responsável: UFRN- Natal
20h - Segundo Ordenha;
22h - Show com as Bandas: Jair e Banda Forró Melado/Banda Arrapaziada;
Domingo -22 de julho
08h - Terceira ordenha;
11h - Concurso gastronômico
15h - Entrega da premiação do torneio leiteiro;
16h - Apresentação de danças folclóricas com os idosos do Projeto Conviver;
18h - Concurso de Quadrilhas Estilizadas;
22h - Encerramento.

Seguidores