Neste final de semana, dentro das comemorações pela VIII Caprifeira de Afonso Bezerra, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte (Faern), José Álvares Vieira, ministrou palestra sobre a agricultura potiguar para os produtores rurais da região Central que estiveram na feira.
Na ocasião, José Vieira, acompanhado pelo superintendente do Senar/RN, Luiz Henrique Paiva, e o assessor jurídico da Federação, Caio Túlio Bezerra, conversou com os produtores sobre as dificuldades do setor rural em 2012 e os trabalhos desenvolvidos pelo Sistema Faern/Senar na região. “Foi uma conversa interessante sobre o quadro atual da nossa agropecuária, com enfoque nas questões da seca e do Programa do Leite, e que acredito, serviu para tirarmos as dúvidas e coletar as sugestões dos produtores para futuros pleitos da nossa entidade”, resumiu Vieira.
No encontro, o presidente da Federação da Agricultura também tocou na questão da compra do bagaço de cana pelos produtores rurais. “Fizemos uma parceria em maio com a usina Vale Verde, que disponibilizou cinco mil toneladas do bagaço de cana para os produtores rurais”, lembrou José Vieira.
Reunião com Rosalba
Na conversa em Afonso Bezerra, o presidente da Faern comentou sobre a reunião que terá com a governadora Rosalba Ciarlini nesta segunda-feira (23), aonde irá acompanhado pelo conselho do Sebrae/RN e que debaterá a problemática dos pagamentos do Programa do Leite. “Iremos mostrar a inviabilidade da compra de leite em pó pelo RN. Uma atitude que, concretizada, poderá inviabilizar a cadeia leiteira potiguar”, afirmou Vieira.
VIII Caprifeira
Durante os dias 20, 21 e 22 (sexta, sábado e domingo), a cidade de Afonso Bezerra, localizada na região central do estado, recebeu a VIII edição da Caprifeira. No evento, os produtores rurais da região e de outras localidades comercializaram os seus animais e também acompanharam as novidades do agronegócio potiguar com os estandes montados no Centro Rural Francisco Mateus Costa.
De acordo com o presidente do Sistema Faern/Senar, a Caprifeira de Afonso Bezerra deverá continuar nos próximos anos exibindo a força dos criadores. “Foi uma feira bonita, muito bem organizada e que deve continuar com essa pujança nos próximos anos. Sempre valorizando os produtores potiguares e incrementando a nossa economia rural”, finalizou José Vieira.