terça-feira, 24 de julho de 2012

Acari/RN: Entrevista com o candidato a vice-prefeito Marcelo Manduca

O cidadão acariense, sindicalista, petista, e candidato a vice-prefeito de Acari pela coligação PT- PR-PSB-PTB-PSD , Marcelo Manduca, fala sobre a tentativa de cassação do registro de sua campanha, que ocorreu na última semana.
Como você ficou sabendo sobre o pedido de cassação?
Marcelo: A semana passada fui procurado pelos advogados da coligação “Unidos pelo bem de Acari”, eles me informaram que se encontrava no Poder Judiciário um pedido de cassação do registro de minha candidatura.
Qual sua análise deste pedido?
Marcelo: Na primeira análise que fiz, veio uma interrogação básica. Por que essas pessoas estão querendo cassar a candidatura de uma pessoa que veio de origem humilde, que teve sua independência adquirida através da educação e do trabalho? Esse pedido, principalmente representa a persistência de uma ideia que tem na sociedade de que apenas um grupo de pessoas com bastante dinheiro tem a condição de debater os rumos de uma cidade. Eu nunca fui a favor desta ideia Então a minha vitória na justiça, representa a vitória de todos aqueles que nascidos e criados em famílias humildes, conseguiram sua independência através da educação e do trabalho. Para mim esta é a simbologia implícita na ação. A de que qualquer pessoa de origem humilde, como eu,  poderá chegar a administrar este município. É algo de dizer que qualquer pessoa, independentemente de sua classe social, pode representar a todos. Ele pode sim chegar a ser vice- prefeito ou até à Prefeitura de Acari.
O que a sua candidatura traz de novo para o cenário político de Acari?
Marcelo: Hoje eu represento algo diferente. Hoje continuo sem dinheiro e talvez sem votos, mas a minhas ideias estão dando uma demonstração de que nosso município pode ir além. E não só as minhas, mas de todos que fazem o Partido dos Trabalhadores de Acari. Neste momento, o PT está pensando em dar uma cara nova à gestão municipal. E é este o grande receio! Muitas pessoas estão acostumadas com as práticas antigas. Onde apenas quatro ou cinco famílias decidiam sobre toda a realidade do município e o resto da comunidade ia a reboque. Nós pensamos e queremos um espaço mais democrático. Onde as pessoas realmente decidam. Onde todos, de todas as classes sociais possam participar. E possam não apenas votar, mas serem votados e representar a sua comunidade e seus munícipes.
Qual motivo alegaram para pedir a cassação?
Marcelo: Alegaram como motivo do pedido de cassação, o fato de nós não termos colocado o quanto nós iríamos investir na campanha. Mas é contraditório que ao mesmo tempo em que nos chamam de lisos, exigem isso. Se nós não temos nenhum valor pra investir na campanha! Essa alegação é bem interessante, eles exigem que as pessoas coloquem algo que elas não têm, simplesmente pra cumprir um rito formal. Nós temos apenas nossas ideias e nossas propostas! A mesma estratégia foi usada pelo PT na última campanha, quando estávamos coligados com o PMDB em Acari. Esses dados estão todos nas atas, temos isso para comprovar.
Como se explica essa ausência de indicação de valores pelo partido?
Marcelo: Neste caso, por causa da coligação, na hora que o partido da cabeça indica uma quantia, o partido do vice (PT), não necessita indicar nenhum valor. O partido coligado já está assumindo aquela quantia também. Quem vai estar responsável pelo comitê financeiro é o partido do candidato a prefeito.
Qual a posição que os advogados passaram do caso?
Marcelo: Os advogados acarienses, Gustavo Delgado, Eduardo Medeiros, Sara Oliveira entre outros estudantes como Jefferson, me disseram que isso não é motivo suficiente para cassação de um registro de candidatura. Eu confio muito neles. Pessoas que estão me defendendo gratuitamente! Até porque acho que um dos motivos deste pedido foi me fragilizar financeiramente, uma forma de precarizar minhas condições, já que não teria condições de arcar com essas despesas. Não tenho recursos além do meu trabalho. Não tenho financiamento público por traz de mim e nem empresários!
Para você, qual motivação do episódio?
Marcelo: Nós que fazemos parte de bases de lutas, nos confrontamos sempre com aqueles que tem o poderio econômico. Eles sempre tentam atuar naquilo que nós temos de mais frágeis, que é exatamente a situação financeira. Imagina se eu tivesse que ter uma rede de advogados pra defender a mim e ao meu partido? Eu não teria condições nem de comer. Então todo meu salário seria pra isso. É pensando no poder financeiro que essas pessoas agem, atuam por essa fragilidade. Por isso que é importante a luta contínua. É importante esta solidariedade destas pessoas que estão dispostas a me defender, gratuitamente. Os adversários tentam nos tirar da luta, nos impondo barreiras financeiras, mas isso em nenhum momento me fará esmorecer! Não vão fazer eu baixar a minha voz!
Em sua opinião o que a sua candidatura oferece de risco aos adversários, já que tentaram tirá-lo do caminho?
Marcelo: Eu acredito que o maior medo deles é o confronto de ideias. Eu sempre criei minha vida em cima do debate, a partir da luta social. Então quando eu proponho algo pra o município não é algo ilusório. É algo que comprovo com dados! Eu estudo este município há 20 anos, e quando faço uma proposta eu sei que ela tem condições de ser implementada. Então como estão com medo do debate comigo, preferem cassar minha candidatura. Eu acredito que eles perceberam que em uma campanha o importante não é apenas o dinheiro!
Qual mensagem você deixa aos acarienses?
Marcelo: Eu trouxe junto com o PT novas ideias, uma proposta de um jeito novo de administrar! As pessoas se reconheceram em mim. Alguém que defende a comunidade e que hoje pode sim chegar à prefeitura, discutindo com a sociedade seus próprios problemas. Quero afirmar que com esta ação não conseguirão me inibir. Eu lutarei até o Supremo se for necessário, para garantir o direito à minha candidatura e pra garantir ao povo de Acari o direito de ter alguém que possa representá-lo. Vim e sou das lutas! Sou sindicalista, sou professor e me orgulho muito de minha família e do meu partido. Vou lutar! Vamos à vitória e vamos conseguir ganhar esta luta na justiça e também nas urnas! Um abraço a todos.

Seguidores