A presidenta da Comissão de Educação e Cultura, Fátima Bezerra, participa hoje (16), em Brasília, da mobilização nacional pela implantação do piso salarial dos trabalhadores em Educação.
O ato é organizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e reúne centenas de representantes de entidades ligadas à Educação em todo o país. Os trabalhadores também reivindicam a implementação do Plano de Cargo, Carreira e Vencimentos e a aprovação do Plano Nacional de Educação 2011-2020.
Mesmo com o reconhecimento da legalidade da Lei do Piso por parte do Supremo Tribunal Federal, professores de muitos municípios e estados ainda não recebem o valor estipulado em lei, caso do Rio Grande do Norte.
Para a CNTE, a negociação com os governos deve iniciar com o valor de R$ 1.597,87, defendido pela entidade como vencimento inicial na carreira.
Fátima Bezerra é coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa do Piso Nacional e relatora do Fundeb, que estabeleceu o Piso Nacional para o magistério público.
PNE
Dia 24, a presidenta da CEC coordena uma mesa redonda em Brasília sobre as metas do Plano Nacional de Educação que tratam da valorização dos profissionais de Educação com o relator do PNE, deputado federal Ângelo Vanhoni.
Fátima Bezerra é autora de uma emenda ao PNE que propõe equiparar o salário dos professores com nível superior aos demais profissionais com o mesmo nível de escolaridade.
Foram convidados para esta mesa membros do Ministério da Educação, CNTE, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, entre outras.
IFRN
Acontece neste momento, no Palácio do Planalto, o anúncio pela presidenta Dilma Rousseff da da expansão da Rede Federal de Educação Superior e Profissional e Tecnológica.
O Rio Grande do Norte ganha mais três unidades de Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia em Ceará-Mirim, São Paulo do Potengi e Canguaretama.
Assessoria de Imprensa
Dep. Federal Fátima Bezerra