quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Desembargador Saraiva Sobrinho toma posse na Presidência do TRE do Rio Grande do Norte

Imagem da NotíciaO Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) terá um novo presidente nesta sexta-feira (2). Toma posse no cargo o desembargador Saraiva Sobrinho. A solenidade de posse será realizada às 17h, no Auditório do Centro de Operações da Justiça Eleitoral (COJE), localizado à Rua da Torre, s/ nº, Tirol, próximo ao Bosque dos Namorados. Pela manhã, às 8h30, na Igreja do Galo, centro da cidade, será realizada uma missa em ação de graças.
O desembargador Saraiva Sobrinho vai ocupar a presidência pelo período de um ano, tendo como vice-presidente o desembargador Vivaldo Otávio Pinheiro, que vai acumular o cargo de Corregedor Regional Eleitoral, atendendo o que determina o Regimento Interno do Tribunal que prevê uma inversão de funções entre o presidente e o vice.
O desembargador Francisco Dantas Saraiva Sobrinho é natural de São Tomé/RN, e tomou posse como Juiz de Direito em 24 de setembro de 1980. Atuou inicialmente na Comarca de Pendências e foi juiz eleitoral nas comarcas de Apodi, Mossoró, Governador Dix-Sept Rosado e Natal, todas como juiz titular, além de ter servido às comunidades de Macau, Açu, Upanema e Patu, na condição de juiz eleitoral substituto. Há pouco mais de três anos, precisamente em 17 de março de 2008, foi nomeado desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, substituindo a desembargadora Clotilde Madruga.
Assumindo o cargo de Presidente de uma das maiores instituições jurídicas do Estado, Saraiva Sobrinho afirma que foi de grande importância a sua experiência no cargo de Corregedor e de Vice-Presidente antes de se tornar Presidente. “Foi-me oportunizado conhecer a realidade vivenciada pelos servidores das zonas eleitorais, como também da Secretaria, permitindo-me ter uma visão mais ampla da realidade com a qual irei me deparar, o que será de fundamental importância para que possa exercer uma administração mais eficiente, contribuindo para o avanço da instituição”, afirmou o desembargador Saraiva.
Fazendo um retrospecto, o futuro Presidente destaca uma série de metas cumpridas em seu primeiro ano no TRE/RN. A realização de correições em 33 zonas Eleitorais, que representam um percentual de 47,8% do Estado, o cumprimento das metas de 2010 e 2011 do Conselho Nacional de Justiça, o acompanhamento, pela Corregedoria Regional Eleitoral, do processo de revisão biométrica em Macaíba, Bom Jesus e Ielmo Marinho, onde não foram registrados incidentes na colheita e organização das informações, dando-se continuidade ao procedimento que abarca a nova tecnologia desenvolvida pela Justiça Eleitoral, a proposta de alteração de 84 dispositivos do Regimento Interno e o início dos trabalhos voltados à elaboração da Carta de Serviços da Justiça Eleitoral do Rio Grande do Norte foram esforços empreendidos pelo desembargador e que resultaram num saldo de excelência a ser entregue ao futuro corregedor, desembargador Vivaldo Pinheiro.
E, para o futuro, o desembargador Saraiva Sobrinho declara que fará uma gestão com vistas a quebrar a barreira entre a Corte e as zonas Eleitorais. “A realização de 33 correições ordinárias me propiciou observar todas as dificuldades enfrentadas pelas zonas eleitorais, possibilitando uma melhor visão no sentido de buscar saná-las”, afirma o desembargador. Ele avalia que a elaboração da Carta de Serviços da Justiça Eleitoral do Rio Grande do Norte será um grande avanço para a prestação dos serviços desta justiça especializada. “Nosso objetivo é a prestação de um atendimento cada vez melhor ao cidadão, pensando neste sempre como cliente, devendo-se buscar a satisfação de suas demandas” - isto é o que os cidadãos podem esperar da futura gestão, nas palavras do futuro Presidente do TRE/RN. O desembargador conduzirá o processo eleitoral até as vésperas das Eleições municipais 2012.

Fonte: TRE/RN

Seguidores