A cultura popular estará em pauta nesta quarta-feira (17) durante o Ciclo de Palestras que integra o Agosto da Alegria. O debate acontece a partir das 14h, no Museu do Homem Missionário, comunidade de Vila Feliz em Pium.
O Ciclo de Palestras reunirá representantes das mais variadas vertentes da cultura potiguar, entre eles Daliana Cascudo, neta do folclorista Luiz da Câmara Cascudo e diretora do Memorial Câmara Cascudo e do Instituto Ludovicus, que preservam a memória e o acervo de Cascudo. No evento, Daliana vai ministrar a palestra “Luiz da Câmara Cascudo: pesquisador da Cultura da Tradição”, falando sobre a importância do seu avô no registro das manifestações culturais e a sua contribuição para a literatura potiguar.
Já na palestra “O Mamulengo no RN: Dadi, presença feminina no universo lúdico”, a professora Graça Cavalcanti irá discorrer sobre Dona Dadi, a única representante feminina do estado na arte do mamulengo, um universo predominantemente masculino. O trabalho de Dona Dadi é bastante reconhecido no Brasil e ela o faz há mais de uma década.
Por fim, a diretora da Cia. de Dança do Teatro Alberto Maranhão, a professora Wanie Rose, irá falar sobre a cultura de tradição do mundo atual, na palestra “Cultura da Tradição nos Tempos Modernos”. O tema, bastante discutido por estudiosos da cultura, faz relação com a inserção das tradições antigas na vida da população e no seu dia a dia.
assessoria