O governador Iberê Ferreira de Souza participou no final da manhã desta segunda-feira (19), no Palácio Itamaraty, em Brasília, da cerimônia de assinatura da medida provisória que contempla com uma série de iniciativas a realização dos eventos: Copa do Mundo 2014, Jogos Olímpicos e Paraolímpicos 2016. A MP foi assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A medida provisória viabilizará o financiamento das obras de infraestrutura para a Copa de 2014. A MP prevê investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da ordem de R$ 5,5 bilhões, principalmente, para 13 aeroportos das 12 cidades-sede entre 2011 e 2014. Desse total, R$ 740,7 milhões serão destinados à revitalização dos terminais de Salvador, Natal, Fortaleza, Manaus, do Rio de Janeiro e de Santos.
A MP prevê mudanças nas regras de endividamento dos Estados e reduzir a burocracia para os empréstimos. Os projetos terão o financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
O governador Iberê Ferreira disse que “com essa medida provisória, o presidente Lula deu mais condições às cidades-sedes da Copa para que possam ter o limite de financiamento ampliado.” Além disso, destacou o governador, com a medida, o governo federal garante a construção de terminal de passageiros em diversas cidades.
“Natal terá o seu terminal de passageiros marítimo construído. Ao mesmo tempo, o presidente Lula determinou a publicação do edital do aeroporto de São Gonçalo do Amarante”, informou Iberê.
Em novembro, governantes estaduais e municipais das cidades sedes irão a Johannesburg, na África do Sul, para troca de informações com o comitê organizador da última Copa para evitar erros e copiar acertos.
Participaram da cerimônia de assinatura do documento representantes das 12 cidades-sede – governadores, prefeitos, secretários estaduais e municipais, ministros de Estado e dirigentes esportivos. Assessoria.
GALO ELÉTRICO 2010
Dias 09 e 10 de Outubro de 2010. Carnaúba dos Dantas – RN.
Org: APM PRODUÇÕES