segunda-feira, 5 de julho de 2010

AQUECIMENTO GLOBAL: a culpa é do homem?

totinha-prof.marciano Outro fator que contribui para a mudança no clima, e esse é o que mais nos preocupa, é a ação humana. Como já falei anteriormente, o homem pode destruir em poucos minutos uma montanha que levou milhões de anos para se formar. Em várias partes do mundo, inclusive no Brasil, várias serras já foram destruídas por causa da busca por recursos minerais. Isso gerou catástrofes ambientais e problemas para o próprio homem. As áreas destruídas, além de gerar a mudança no sistema dos ventos, provocou a extinção de espécies vegetais e animais, os rios mudaram seus cursos, invadindo cidades e áreas agrícolas, dentre outras.

A queima de combustíveis fosseis, associada a queimadas das florestas, têm contribuído para o aumento do dióxido de carbono (CO²) e do metano (CH4), o que poderá provocar um super aquecimento do planeta. Com o aumento da temperatura, as geleiras encontradas nos pólos e no topo das altas montanhas, tenderão a se derreter rapidamente e, conseqüentemente, haverá uma elevação no nível dos mares, acarretando na inundação de cidades litorâneas. Além disso, regiões frias, como o norte da Europa, pode sofrer com o frio, pois as águas quentes vindas da corrente marinha do Golfo (Golf Stream) poderão deixar de chegar nessa parte do globo, assim como as regiões tropicais, que se tornarão mais quentes devido à diminuição das correntes frias vindas dos pólos.

A destruição das matas, principalmente daquelas localizadas próximas aos rios, provocarão o assoreamento dos mesmos e, conseqüentemente, a inundação das áreas ribeirinhas.

Artigo feito pelo Professor Marciano Dantas de Medeiros

Obs: Para ver o artigo completo acesse:http://nossaartenossostalentos.blogspot.com/

Seguidores