terça-feira, 16 de abril de 2013

Nova Sala de Virtual da UFRN

A educação a distância (EaD) tem se tornado cada vez mais uma importante modalidade de ensino no Brasil e no Mundo. Principalmente porque democratiza o acesso à educação, possibilitando que alunos trabalhadores possam se qualificar e se requalificar de maneira continuada. No entanto, exige que algumas barreiras sejam quebradas, por exemplo, ter um ambiente virtual que aproxime os envolvidos no processo ensino-aprendizagem (Professores, Tutores e Alunos), de maneira que o aluno perceba que não está só nessa caminhada, assim como ocorre no modelo presencial.

As salas de aula na EaD são de fato um ambiente virtual onde os alunos, tutores e professores se encontram para que os estudos possam ser direcionados, acompanhados e as aulas possam ser ministradas.  Neste sentido, todos esses atores devem sentir desejo em utilizar e participar desse ambiente virtual, assim como ocorre com as redes sociais atualmente, por exemplo.

Neste contexto, a Coordenação de T.I. da Secretaria de Educação a Distância da UFRN desenvolveu uma nova plataforma para EaD, criando um ambiente virtual de aprendizagem moderno e mais avançado, que fala uma linguagem mais visual (iconográfica) que tem como principal motor a sua capacidade cognitiva de aprendizado do próprio ambiente.

Foi desenvolvida uma pesquisa na SEDIS (Secretaria de Ensino à Distância) na qual buscamos entender o perfil de nossos alunos, tutores e professores, quais dificuldades e o que eles desejavam encontrar na sala de aula virtual. Esse novo ambiente fala a linguagem moderna das redes sociais, como o Facebook e o Twitter. Permite realizar webconferências colaborativas com salas de até 50 pessoas, possibilitando apresentação de seminários de maneira remota, por exemplo.

Além dessas inovações existe uma pesquisa que está sendo feita hoje nesse ambiente que é voltada para a acessibilidade, temos um deficiente visual que é programador de sistemas e que está realizando estudos e desenvolvendo um plugin para que outros deficientes visuais possam fazer um curso à distância da mesma forma que as pessoas com visão normal – sendo isso tudo um projeto inovador e pioneiro no Brasil.

Para Entrevistas:

Ricardo Valentim -
Coordenador de Tecnologia da Informação e Comunicação da SEDIS/UFRN
Coordenador do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS)/HUOL/UFRN
Editor Chefe da Revista Brasileira de Inovação Tecnológica em Saúde (R-BITS)
Vice-Chefe do Departamento de Engenharia Biomédica CT / UFRN
Doutor em Engenharia Elétrica e de Computação
Cel: +55(84)9136-8093

Cintia da Hora

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