A governadora Rosalba Ciarlini e o secretário de Estado da Saúde Pública, Luiz Roberto Fonseca, expuseram, durante reunião realizada na noite desta segunda-feira (29), todas as razões técnicas que levaram à transferência dos pediatras da Apami de São José de Mipibu. A reunião contou com a presença dos deputados Ricardo Motta, presidente da Assembleia Legislativa, Fábio Dantas e Hermano Morais, do prefeito de São José de Mipibu, Arlindo Dantas, além de vereadores do município, direção e profissionais da unidade, e o padre Matias.
Durante a reunião, realizada na Governadoria, o secretário da Saúde disse que a transferência dos pediatras era necessária para o fechamento das escalas dos hospitais Santa Catarina e Walfredo Gurgel, que é a única pediatria de referência em trauma ortopedia do Estado.
A governadora expressou o compromisso em encontrar uma solução que garanta o não fechamento da Apami, sem prejudicar os serviços prestados pelo Estado. A chefe do Executivo Estadual lembrou que o Hospital Regional de São José de Mipibu está sendo reformado e, após concluída a obra, a unidade passará a contar com dois centros cirúrgicos. Um deles será destinado à obstetrícia e o outro ainda será definido de acordo com a perfilização do hospital. Ficou agendada, para amanhã (30) à tarde, uma nova reunião entre a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), Apami e Prefeitura para que uma solução seja definida.
O titular da Saúde ressaltou que as medidas fazem parte de um contexto de reestruturação da rede de atendimento do Estado, conforme foi definido com o Ministério da Saúde por meio do Plano de Enfrentamento da Rede de Urgência e Emergência do Estado.