Aconteceu nas primeiras horas desta segunda-feira (1º), alvorada com a Banda Euterpe Jardinense pelas ruas e avenidas de Jardim do Seridó, para comemorar os 20 anos de serviços prestados a esta instituição pelo maestro, Orilo Segundo Dantas de Melo. Em seguida, foi servido um café da manhã na Secretaria Municipal de Cultura, com a presença de todos os músicos e da secretária em exercício, Marecilda Bezerra.
Na ocasião, Orilo Segundo revelou o momento que mais lhe marcou durante esses anos no comando da banda. “Este ano, a Banda Euterpe Jardinense estará completando 154 de história e meu maior orgulho é puder afirmar que fiz parte como maestro das comemorações dos 150 anos, momento único que eu irei guardar pra sempre na minha vida. Quero dizer também que sem sombra de dúvidas esta é a minha segunda família”, disse Orilo.
Sob a sua regência, a Banda Euterpe Jardinense conquistou diversos prêmios e recebeu várias homenagens no Rio Grande do Norte. Como também, gravou o seu primeiro CD, por ocasião das comemorações do Sesquicentenário no ano de 2009. Inclusive, Orilo Segundo é o maestro com maior tempo de atuação na filarmônica (20 anos), músico reconhecido pelo seu dom de compor e construir arranjos, tendo até, peças musicais gravadas por bandas e orquestras do Estado.
Atualmente a Banda Euterpe Jardinense conta com a participação de 31 componentes. “Temos a honra de falar também que foi durante nossa regência que a primeira mulher ingressou na filarmônica em dezembro de 2011”, observou. A banda ainda conta com a Escola de Música para os interessados acima de 10 anos de idade. “Os pais ou responsáveis inscrevem as crianças e elas participam de um curso com aulas teóricas e práticas”, explicou Segundo.