quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Professora Eleika participa de ato literário e afirma continuar Frente Parlamentar em Defesa do Livro

image A professora Eleika Bezerra, eleita vereadora de Natal pelo PSDC – Partido Social Democrático Cristão, participou nesta quinta-feira (10) do 2º Ato Literário por um Rio Grande do Norte de Leitores, promovido pelo Instituto de Desenvolvimento da Educação (Ide). Durante o evento, crianças realizaram manifesto por mais bibliotecas em Natal e no Rio Grande do Norte.

“Natal precisa de mais salas de leitura. Mas é preciso entender que qualquer biblioteca depende de um tripé: espaço físico, acervo e mediadores de leitura. Nosso mandato estará comprometido com esta causa e também a dar continuidade a Frente Parlamentar em Defesa do Livro, proposta pelo vereador Ney Lopes Júnior”, afirmou a professora.

O evento foi realizado no salão de eventos Álvaro Dias da Assembléia Legislativa do RN. O 2º Ato Literário faz parte da programação da Semana Nacional da Leitura, que acontece por ocasião da Semana da Criança. O Ato literário foi conduzido por crianças de unidades escolares estaduais e municipais que integram a Rede Potiguar de Escolas Leitoras.

Claudia Santa Rosa, diretora do Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE), solicitou a ajuda de Eleika Bezerra, como vereadora, na luta pela continuidade da Frente Parlamentar em Defesa do Livro. A frente foi criada em agosto deste ano, pela Câmara Municipal de Natal.  Seu propositor, o vereador Ney Lopes Junior, não foi reeleito.

ATO LITERÁRIO

O 2º Ato Literário por um Rio Grande do Norte de Leitores tem o objetivo de mostrar a importância da leitura e, principalmente, da criação de bibliotecas nas escolas públicas brasileiras. Durante o ato literário, as crianças participantes fizeram pronunciamentos sobre as ações desenvolvidas por escolas que incentivam a leitura, além de momentos literários, mediação de livros, debates e exibição de vídeos e slides. Os alunos, de faixa etária entre 6 e 11 anos, conduziram todo o evento, inclusive, compondo a mesa de discussão.

O evento é promovido pelo Instituto de Desenvolvimento da Educação (Ide) em parceria com o Instituto C&A, as secretarias municipais de Natal e Parnamirim, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e União Brasileira dos Escritores.

O 2º Ato Literário faz parte da programação da Semana Nacional da Leitura, que acontece por ocasião da Semana da Criança. Este ano, a Semana Nacional de Leitura - 08 a 12 de outubro – tem como foco a campanha ‘Eu quero minha biblioteca’, visando a efetivação da lei federal nº 12.244/10, que dispõe que todas as instituições de ensino públicas e privadas do Brasil deverão possuir biblioteca até 2020. Estudos recentes mostram que para que esta meta seja atingida seria necessário que 25 bibliotecas fossem abertas por dia. No entanto, a falta de políticas públicas nesta área impede o alcance da meta.

Juliana Celli

Seguidores