A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social do Rio Grande do Norte deflagrou nesta sexta-feira (19) a Operação Zona Oeste Segura, nos bairros do Planalto, Felipe Camarão e Guarapes, em Natal. Policiais militares do 9º Batalhão coordenaram a ação, que contou com apoio do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rocam), policiais civis, Guarda Municipal e equipe do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ceiopaer), no helicóptero Potiguar 1.
O trabalho começou às 16 horas e seguiu até às 22 horas. O resultado material foi a apreensão de um revólver calibre 38 (com seis munições) e a recuperação de uma motocicleta Traxx, que havia sido tomada de assalto. Entretanto, para o comandante geral da Polícia Militar, coronel Francisco Canindé de Araújo Silva, a principal resposta da operação foi a presença dos policiais nas ruas, garantindo a segurança dos populares. “Tiramos uma arma de circulação, que certamente seria, se já não foi, utilizada para a prática de algum crime e recuperamos uma motocicleta. O cidadão ficou satisfeito e viu que nossos homens estão dedicados em trabalhar por todos”, resumiu o oficial.
Aldair da Rocha lembrou, ainda, dos investimentos que o Governo do Estado tem feito na área da Segurança Pública, ressaltando a compra de viaturas, armas, munições e equipamentos de proteção. “A governadora Rosalba Ciarlini continua mostrando muita sensibilidade e vontade de promover a segurança do nosso povo e a cada dia esse desejo está virando realidade com os resultados que temos obtido a partir do policiamento ostensivo e das investigações. Vir até aqui e ouvir os populares é bom, porque os cidadãos e cidadãs têm a certeza que as autoridades policiais estão do lado deles e ouvem suas reclamações, seus anseios, como também seus elogios”, disse o secretário.
O secretário de Defesa Social de Natal, Carlos Paiva, também acompanhou a operação, destacando a interação que existe entre os órgãos da Segurança Pública do Rio Grande do Norte. “Trouxemos para este trabalho, hoje, guardas municipais que estão auxiliando nas abordagens aos suspeitos, aos ônibus. Estamos à disposição da Secretaria da Segurança do Estado, como parceiros, para qualquer tipo de iniciativa que estabeleça um panorama de maior segurança para todo”.
Dezenas de pedestres, ciclistas, motoristas, motociclistas e passageiros de ônibus foram abordados. Do alto, a equipe do Potiguar 1, comandada pelo capitão PM Pimenta, da Força Nacional, acompanhava as abordagens e indicava os pontos onde suspeitos estavam.
O preso levado à Delegacia de Plantão zona Sul, em Candelária, com a arma de fogo apreendida na rua Santa Cristina, em Felipe Camarão, foi autuado em flagrante e seria colocado em liberdade quando pagasse a fiança arbitrada pelo delegado, no valor de um salário mínimo.
O homem que pilotava a Traxx apreendida alegou que havia comprado o veículo de terceiros, foi ouvido e seria liberado. O veículo ficou apreendido, para ser devolvido ao legítimo proprietário, logo que fosse identificado.