terça-feira, 1 de março de 2011

Aspirante a educadora cria projeto em escola pública

Com licenciatura plena em letras (português–inglês) e formação técnica em gestão escolar, Nancy Oliveira Santana ocupa o cargo de secretária-geral da Escola Estadual Gercina Borges Teixeira, de Jussara (GO). Embora não exerça a função de professora, ela não deixa de se sentir educadora e de participar das atividades pedagógicas da instituição.

“Estou sempre criando e desenvolvendo projetos e dando sugestões à coordenação”, afirma. “Entre uma folga e outra, navego em páginas educativas na internet em busca de novidades que auxiliem as escolas”, diz Nancy, que inicia, neste semestre, um curso de especialização em mídias na educação. Os muitos desafios educacionais a estimulam. “Eles me dão ânimo e inspirações novas”, salienta.

Em 2010, ela criou o projeto O Carteiro Chegou, com o objetivo de estimular a prática da leitura e da escrita entre os estudantes. Mais de 200 pessoas participaram, entre alunos, professores e servidores da escola, funcionários dos Correios, membros da comunidade virtual e do site de relacionamento Orkut, entre outros. De acordo com Nancy, os alunos ficaram entusiasmados com o projeto. Sempre que o carteiro chegava, “era uma festa”.

Entre as lições dessa experiência, ela destaca a de que educar é uma responsabilidade social e contínua. Portanto, vai além dos muros das escolas. Outra, a de que educar é um processo dinâmico, que requer inovação e aperfeiçoamento, sempre. Com persistência e objetivos coerentes, segundo Nancy, boas ações são realizadas, e o sucesso é possível. “Toda escola precisa de bons e comprometidos parceiros”, observa. “Os ganhos com o projetoforam coletivos e o sucesso, de todos; valeu a pena.” Fonte: MEC

Seguidores