quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Prêmio Literatura para Todos indica os vencedores de 2010

O Ministério da Educação divulgou nesta quarta-feira, 22, o resultado da quarta edição do concurso Literatura para Todos. A premiação dos autores ocorrerá no primeiro semestre de 2011. Cada escritor receberá R$ 10 mil em dinheiro, e a obra integrará o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), que leva acervos literários a escolas públicas de educação básica de todo o país.
O objetivo do Literatura para Todos, lançado pelo Ministério da Educação em 2006, é estimular autores brasileiros e africanos de língua portuguesa a criar obras literárias para leitores jovens e adultos em processo de alfabetização ou recém-alfabetizados.
Dos sete escritores que venceram o concurso de 2010, dois ganharam prêmios nas edições de 2006, 2008 e 2009. Luís Pimentel, de Feira de Santana (BA), recebeu menção honrosa na primeira edição, em 2006, com o conto Cabelos Molhados. José Luís Tavares, de Cabo Verde (África), foi premiado em 2008 com Os Secretos Acrobatas e em 2009 com À Bolina ao Redor do Natal, ambos de poesia. 
As obras premiadas em 2010 são O Pênalti, de José Carlos Barbosa de Aragão (dramaturgia); Um Andarilho na Noite do Sertão, de Antonio da Costa Leal (tradição oral); Poemas para Viver em Voz Alta, de Ricardo Aleixo (poesia);Autores Especiais, de Rubiana Pereira Burg e Simone Xavier de Lima (perfil biográfico, em co-autoria); Sabenças, de Carlos Pessoa Rosa (novela); Ainda é Cedo, Amor, de Luís Pimentel (conto), e Arca do Banzé, de José Luís Tavares (poesia, obra de autor africano).
Para Maria Esther Maciel, professora de teoria literária e literatura comparada da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), integrante da comissão julgadora constituída pelo Ministério da Educação, o concurso é relevante para a literatura nacional por abrir espaço para novos autores e também para os já consagrados. Escritora, Maria Esther tem como última obra publicada o romance O Livro dos Nomes, editado em 2008 pela Companhia das Letras.
De acordo com a escritora, as obras selecionadas têm a função de estimular a iniciação à leitura e induzir o jovem e o adulto a buscar outros livros na biblioteca da escola ou na do município e até com amigos e vizinhos. Essas pessoas, na avaliação de Maria Esther, têm sabedoria, vivência forte da realidade e laços afetivos. “As obras literárias têm que respeitar esses saberes e oferecer algo mais do universo literário”, diz.
Na seleção dos livros, a comissão julgadora, composta por cinco escritores, observou uma série de critérios. Entre eles, o tipo de linguagem, a adequação da obra ao universo do neoleitor e a capacidade de conduzir à reflexão sobre aspectos éticos e sociais, além da diversidade de gêneros literários. Ionice Lorenzoni.
Confira a relação dos premiados na Portaria Secad nº 594/2010

Confira o perfil dos premiados da edição de 2010
Confira as obras selecionadas nas edições anteriores Fonte: MEC

PUBLICIDADE - CASA DAS ANTENAS
PUBLICIDADE - CASA DAS ANTENAS

Fone: 3479 2252. Carnaúba dos Dantas/RN. Organização: Bento Calixto & Família

Seguidores