
A aula será proferida pela professora Nilma Lino Gomes, primeira mulher negra do Brasil a comandar uma universidade federal e também ex-ministra do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos.
Pensadora e pesquisadora contemporânea, a doutora em Antropologia Social e pós-doutora em Sociologia defende, em inúmeros artigos e capítulos em livros publicados, que a expectativa sua é de “construir um país que, de fato, apresente e crie condições dignas de vida e oportunidades iguais para toda a sociedade, principalmente para os grupos sociais e étnico-raciais que vivem um histórico comprovado de discriminação e exclusão”. Para a atual docente da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a partir deste contexto é que estaremos construindo uma sociedade realmente democrática que respeite e valorize a diversidade.
Autora de dez livros, organizadora de outras treze publicações, com artigos publicados em quase sessenta obras, Nilma Lino Gomes também presidiu a Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN), integrou a Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, é membro da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) e da Associação Brasileira de Antropologia (ABA).
A conferencista atenderá a mídia das 8h30 às 8h50 na Sala de Reuniões do Gabinete da Reitoria, igualmente os representantes de grupos sociais da sociedade civil. Após esse momento, a professora Nilma Lino Gomes se dirige ao Auditório para realizar a exposição “Universidade, Diversidade e Cidadania”.
Wilson Galvão – ASCOM – Reitoria/UFRN
FOTO: ARQUIVO PESSOAL