Os Jogos Escolares da Juventude, que seguem em Natal até o próximo dia 14, estão contando com apoio de 250 voluntários para ajudar a equipe do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Governo do Estado - por meio da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (SEEL) - e Prefeitura do Natal a fazer o maior evento esportivo escolar do país.
Desses 250 voluntários, 230 são do Rio Grande do Norte e 20 de outros estados. São alunos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Potiguar (UnP), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e Unifacex.
De acordo com o COB, a maioria da equipe possui ensino superior e foi convocada em universidades. Além disso, há a convocação de soldados do Exército Brasileiro, que auxiliarão na área de transportes.
Os voluntários atuam na parte de credenciamento, secretaria, área médica, cerimônias de abertura e premiação, imprensa, almoxarifado, convivência e Programa de Observadores Internacionais. Eles atuam com credencial e camisa do evento, tem acesso a transporte, alimentação, certificado e declaração de horas de atividades complementares para a faculdade. Os que moram em outro estado têm, ainda, hospedagem.
“Eles são essenciais na organização em qualquer evento do COB. Começamos a fazer esse trabalho em 2002 e na então Olimpíadas Escolares de 2005”, afirma Paula Hernandez, gerente de Atividades Complementares dos Jogos Escolares da Juventude e responsável pela seleção do voluntariado no evento esportivo.
Esse tipo de trabalho faz com que as pessoas ganhem experiências e novas amizades.
A experiência adquirida nas atividades esportivas realizados pelo Comitê Olímpico também conta na busca por um emprego remunerado, inclusive dentro da organização dos Jogos Escolares da Juventude.
Exemplo disso é o jornalista pernambucano Danilo Shimada, que trabalha como voluntário do COB desde o ano de 2005. Primeiro foi nas Olimpíadas Universitárias e desde 2010 está trabalhando nos Jogos Escolares da Juventude. “[Trabalhar como voluntário] foi primordial para decidir ser jornalista, principalmente trabalhar na área de jornalismo esportivo. Eu tive muito apoio do Comitê Olímpico”, disse Shimada, que nesta edição foi contratado pelo COB para atuar na equipe de imprensa. Hoje, Danilo é formado em jornalismo na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e o tema de seu trabalho final no curso de graduação estava ligado aos Jogos, no qual pesquisou a repercussão da imprensa sobre esse evento esportivo.
“O voluntário faz toda diferença. Ele coopera, está sempre sorrindo, tem disposição; são corteses com as pessoas e fazem com que as coisas funcionem. Faço a seguinte colocação: graças aos voluntários, os Jogos serão um sucesso”, disse Giovani Carvalho, secretaria adjunto de Estado do Esporte e do Lazer e coordenador do Comitê de Apoio Local dos Jogos Escolares da Juventude.
Os Jogos Escolares são organizados pelo COB, correalizado pelas Organizações Globo e Ministério do Esporte, e conta com o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (SEEL), e Prefeitura do Natal.
Sobre os Jogos Escolares da Juventude
Natal está sediando, pela primeira vez, a etapa de 12 a 14 anos dos Jogos Escolares da Juventude (antiga Olimpíadas Escolares). A edição potiguar bateu recorde de inscrição, uma vez que cinco mil atletas dos 26 estados brasileiros, Distrito Federal e Natal participarão dos dez dias de evento. AS disputas são em 13 modalidades: atletismo; badminton; basquete; ciclismo; futsal; ginástica rítmica; handebol; judô; luta olímpica; natação; tênis de mesa; vôlei e xadrez.
A delegação do estado do Rio Grande do Norte conta com 159 atletas de 47 escolas de 10 cidades potiguares, que são: Apodi, Caicó, Cerro Corá, Currais Novos, Goianinha, Lagoa Nova, Lucrécia, Natal, Parnamirim e Touros.