sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Coneb reúne no Recife representantes estudantis de mais de 3 mil entidades do país

Recife – A Luta pela Reforma Universitária: Do Manifesto de Córdoba aos Nossos Dias é o tema do 14º Conselho Nacional de Entidades de Base (Coneb) da União Nacional dos Estudantes (UNE), que começou na noite de hoje (18) na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no Recife. A UNE lançará no evento a sua Comissão da Verdade para investigar, apurar e esclarecer casos de morte e tortura de pelo menos 46 dirigentes da entidade.

Com mochilas nas costas, os estudantes tiveram que enfrentar uma fila para poder se cadastrar no evento que reúne representantes de diretórios e centros acadêmicos de universidades brasileiras. A maioria dos estudantes chegou hoje à capital pernambucana. Foram mais de 3,5 mil inscrições de entidades de todas as regiões do país, de acordo com balanço da UNE.

Yhanne Pinheiro é estudante de engenharia civil da Faculdade de Santo Agostinho de Montes Claros, Minas Gerais. Ele viajou 26 horas de ônibus. Ela é a diretora do diretório acadêmico da faculdade e convenceu vários colegas a acompanhá-la a Recife. “Espero que a nossa bancada saia daqui mais informada para mudar a universidade”, disse.

Túlio Rodrigues é aluno de engenharia florestal da Universidade de Brasília. Ele disse que está em Recife para ser ouvido. Acredita em uma reforma universitária, mas também em uma reforma que abarque todos os níveis de poder. Túlio passou dois dias na estrada, esperou o ônibus desatolar, mas chegou para participar do Coneb. “Sou delegado e estou aqui para pautar políticas agrárias regionais e nacionais”, ressaltou.

O manifesto dos estudantes da Universidade de Córdoba – ao qual se refere o tema do encontro – foi escrito na Argentina em 1918 e representa a inserção dos estudantes no debate das funções e do papel da universidade perante os conhecimentos. No manifesto, os estudantes lançam princípios que deverão orientar uma reforma universitária: representação discente, participação nos órgãos diretores, gratuidade de ensino, autonomia universitária, entre outros.

Agência Brasil

Seguidores