A candidata ao governo da coligação A Força da União, Rosalba Ciarlini, abriu o debate com as entidades médicas, nesta quinta-feira, lamentando o baixo índice de saneamento básico no Rio Grande do Norte. Na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD), do Instituto de Geografia Estatística (IBGE), o RN ficou em último lugar em crescimento do acesso da população ao esgoto sanitário e rede geral de fossas sépticas, de 2003 a 2008, entre os Estados nordestinos. “ Crescemos apenas 2% enquanto o Estado que ficou com desempenho menor – que foi Pernambuco- chegou a 21%”, reclamou, acrescentando que pelos dados do setor, o quadro é preocupante. “Mas, isso não vai me assustar. Vou trabalhar para mudar essa situação”, avisou.
A candidata foi auxiliada na exposição de sua agenda de governo pelo deputado e candidato a suplente de senador, Paulo Davim e pela ex-secretária de Saúde de Natal, Ana Tânia, que participaram da elaboração dessas primeiras propostas. Também estavam presentes os outros dois deputados estaduais que são médicos, Leonardo Nogueira e Getúlio Rego, além de ex-prefeitos.
O debate contou com a presença do presidente do Sindicato dos Médicos, Geraldo Ferreira, Presidente do Conselho Regional de Medicina, Luis Eduardo Barbalho e presidente do Sindicato de Odontologia Dr. Ivan Tavares. Assessoria.