Até o término da atual gestão o município do Assu terá alcançado os 100% de cobertura por meio dos postos de atendimento do Programa Saúde da Família (PSF). De acordo com o secretário de Saúde, Jader Torquato do Rego Neto, esta meta se constitui num dos principais desafios do setor e se configura numa das prioridades do governo. Ele declarou que os 15 núcleos atualmente existentes correspondem a uma cobertura de 70 pontos percentuais.
Jader Torquato explicou que o fato de ainda restar 30% para cumprir a meta, não significa que haja deficiência na prestação de serviços de saúde. Declarou que essa parte do município que ainda não está sob a abrangência territorial do PSF tem cobertura dos serviços básicos assegurados pelo Programa Agentes Comunitários de Saúde (PACS). Enfatizou: “chegar aos 100% de cobertura atende uma recomendação expressa do prefeito Ivan Júnior”.
A Secretaria de Saúde está preparando o projeto de estruturação da 16ª unidade de atendimento do PSF. Ele é tido como uma das principais estratégias de reorganização dos serviços e de reorientação das práticas profissionais neste nível de assistência, promoção da saúde, prevenção de doenças e reabilitação. Atualmente, o PSF é definido com Estratégia Saúde da Família (ESF), ao invés de programa, visto que o termo programa aponta para uma atividade com início, desenvolvimento e finalização. É uma estratégia de reorganização da atenção primária e não prevê um tempo para finalizar esta reorganização.